Em tempo de pandemia, dados comprovam que a violência doméstica teve aumento significativo, no País e o Estado do Acre está dentre os estados com mais vítimas. Diante dos fatos, o governo do Estado, está levando serviços de prevenção à Violência contra Mulher e Cidadania – através da equipe multidisciplinar (SEASDHM/Diretoria de Políticas para Mulheres), através do Programa Mulher, Viver com Segurança e Dignidade – que faz parte do Plano Estadual de Polícias para Mulheres, com o objetivo de atender mulheres do campo, da floresta, negras, indígenas, ribeirinhas, idosas, transexual, carcerárias, lésbicas e mulheres com deficiência, considerando a necessidade de fortalecer ações de promoção à saúde, prevenção de agravos em tempo de pandemia e disseminação da COVID-19 nos municípios do estado do Acre.
Levar políticas públicas as mulheres em vulnerabilidade social dos doze municípios do Acre, é um dos principais compromissos do governo Gladson Cameli e também da Primeira-Dama Ana Paula Cameli, que acompanha e apoia as agendas da Diretoria de Políticas para Mulheres – com referência as causas e políticas das minorias.
Em parceria com a SESACRE/Saúde Itinerante Especializado, o programa Mulher, Viver com Segurança e Dignidade, já atendeu mulheres dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Tarauacá.
Diretora de Políticas pra Mulheres Isnailda Gondim e a prefeira de Tarauacá Maria Lucinéia
A ação de Tarauacá aconteceu no período de 23 e 24 de abril, através SEASDHM/ Diretoria de Políticas para Mulheres, executou o atendimento a 33 mulheres carcerárias, com atendimento ginecológicos, clinico geral, exames laboratoriais, atendimentos social, acolhimento psicológico e orientação jurídica – através da equipe multidisciplinar – na Unidade Móvel (Ônibus Lilás), ao todo 126 mulheres.
A agenda em Tarauacá, deu seguimento com a capacitação em Gêneros e Raças (Diretoria de Política para Mulheres – Isnailda Gondim, e Diretoria de Direitos Humanos – Goreth Pinto), para agentes comunitários de saúde, dando dicas como os mesmos detectarem a possível violência doméstica; Palestras sobre Políticas Públicas para Mulheres (Isnailda Gondim) e Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (Goreth Pinto), para vereadores e assessores, prefeita Maria Lucineia Nery de Lima Menezes, vice-prefeito Raimundo Maranguape, secretários municipais e lideranças indígenas; Visita a Delegacia de Polícia Civil – Sala de Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica; Visita a Unidade Penitenciária Feminino de Tarauacá.
Maria Lucinéia e a diretora de Politicas pra Mulheres Isnailda Gondim – juntas em prol das mulheres em vulnerabilidade social
Isnailda Gondim, Diretora de Política para Mulheres, destacou que “É necessário que as vozes das mulheres também ecoem nos espaços políticos e nas políticas públicas. Para isso, são necessárias políticas para e pelas mulheres, tendo em vista as experiências do passado recente, os desafios presentes e as propostas para o futuro. Essas políticas tornam-se um laboratório de inovação nas políticas públicas, pela importância conferida e mecanismos de participação. Estamos executando o programa do governador Gladson Cameli – Mulher, Viver com Segurança e Dignidade. A SEASDHM por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres está executando ações de prevenção a violência contra a mulher, além de trabalhar a independência econômica delas, para que possam sair do ciclo de violência e terem direito a melhor qualidade de vida”.
”Tarauacá está sendo contemplado com ação desenvolvida pelo governado do Estado, através da Diretoria de Políticas para Mulheres e a Diretora Isnailda Gondim é para nós mulheres um exemplo que devemos seguir e levar as outras mulheres. Seu entendimento, sua defesa e o seu comprometimento com as políticas públicas para as mulheres, defendendo os nossos direitos e mostrando que a prevenção contra a violência para as mulheres é essencial. Precisamos de igualdade entre homens e mulheres, para termos as políticas de minorias equiparadas. Ainda vivemos momentos de desigualdade, temos muito a crescer e a desenvolver no nosso município, com esse acolhimento”, ressaltou prefeita Maria Lucineia Nery de Lima Menezes.
O deputado federal Jesus Sérgio prestigiou a Ação do Governo do Estado
O deputado federal Jesus Sérgio, acompanhou a ação e agradeceu o governador Gladson Cameli, pela visão e pelo comprometimento em levar políticas públicas para mulheres no Estado. Em alusão aos 108 anos de emancipação político administrativo, o deputado ganhou adereços da comunidade indígena e participou da palestra sobre Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial a caráter, em respeito e homenagem as lideranças indígenas de Tarauacá. “Levar ações as mulheres em vulnerabilidade é um ato nobre e de gestor comprometido com a igualdade. O Trabalho realizado pelo governo através da Diretoria de Políticas para Mulheres, está sendo referência para outros estados”, concluiu Jesus Sérgio.