Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de dezembro de 2024 14:01

Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal comemora o Dia da Independência do Brasil

Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal marca as solenidades cívicas do dia da Independência

Uma solenidade simples, mas de grande significado cívico e patriótico, com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, realizada na Praça Orleir Cameli, em frente à Catedral de Nossa Senhora da Glória, marca as comemorações do aniversário de 198 anos da Independência do Brasil em Cruzeiro do Sul.

O hasteamento das bandeiras aconteceu por volta das 7:30 da manhã, desta segunda-feira (07), pelo prefeito Clodoaldo Rodrigues (Municipal), secretário Municipal de Educação, Amarísio Saraiva (Estadual) e pelo subcomandante do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.FRON Juruá/BIS), Tenente Coronel Kenzo (Nacional).

 

Além das autoridades que hastearam os três pavilhões, com a execução do Hino Nacional, prestigiaram a solenidade cívica do Dia da Independência os secretários de Saúde, Janaína Negreiros, de Administração, Vasco Júnior, de Comunicação, José Maria Freitas, de Agricultura, João Todo Feio e o vereador Carlos Alves.

O Secretário Municipal de Cultura, Aldemir Maciel, destacou a importância da data cívica para o povo brasileiro ao agradecer a presença das autoridades, dos secretários municipais e da imprensa. “Acordamos cedo para comemorar a Independência do Brasil, dia marcante, mas que por conta da pandemia será diferente”, disse.

Aldemir Maciel ressalta a data que marca a Independência do Brasil, em 1.822. “O que pedimos e que cada cidadão possam a cada dia fortalecer mais seus laços de civismo e de patriotismo porque o Brasil representa o que os brasileiro tem de mais importante”, disse ao lembrar o desfile do Dia da Pátria do ano passado que levou mais de 3 mil pessoas à praça.

Subcomandante do C.FRON JURUÁ/61º BIS, Tenente Coronel Kenzo

O subcomandante do C.FRON JURUÁ/61º BIS, Tenente Coronel Kenzo, destacou que apesar do período da pandemia da Covid-19 o sentimento de patriotismo dos brasileiros continua, está presente e se renova a cada ano com vibrações tanto no meio militar quanto no civil e excepcionalmente este ano foram suspensos os desfiles cívico-militares.

“Neste dia importante para o Brasil comemora a emancipação do domínio de Portugal e não só o Exército Brasileiro, mas também a população tem a oportunidade de renovar os votos de civismo e patriotismo. Na pandemia à população brasileira precisa se manter firme, com fé e esperança e as comemorações seguem dentro do coração de cada cidadão”, disse.

Prefeito Clodoaldo Rodrigues destaca solenidade simples devido a pandemia, mas de muito simbolismo cívico e patriótico

O prefeito Clodoaldo Rodrigues destacou a importância de manter comemorar o Dia da Independência do Brasil, mesmo simbólica e apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 a Prefeitura de Cruzeiro do Sul resolveu fazer o hasteamento dos pavilhões, com a presença de secretários e algumas autoridades.

“Sempre digo que estamos como prefeito por uma decisão da Justiça, mas nesse dia 7 de setembro queremos valorizar o nosso patriotismo como cidadãos brasileiros, sabemos da importância da data e apesar do momento da pandemia que mudou a vida de todos estamos aqui para relembrar essa data importante que é a Independência do Brasil”, disse.

O prefeito lembrou também que se aproxima a data de comemoração do aniversário da cidade, no dia 28 de setembro e por conta deste momento da pandemia o mesmo ato simbólico de hasteamento dos pavilhões estará sendo realizado e que também será realizada a inauguração de algumas obras junto com o governo do Estado.

HINO DA INDEPENDÊNCIA – LETRA DE EVARISTO DA VEIGA E MÚSICA DE D. PEDRO