Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de fevereiro de 2025 02:43

Hemonúcleo: aniversariantes comemoram data natalícia doando sangue com amigos

aniversariantesdoadorasjanete e nataliacapa 900

O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), duas aniversariantes – Natália e Janete – acompanhadas de amigas e amigos que foram comemorar a data natalícia de forma diferente com uma doação de sangue, um gesto que tem gradativamente aumentado nestes últimos tempos.

“Ao invés de fazer festa para aglomerar resolvemos fazer a doação de sangue”, enfatiza a técnica de Enfermagem Janete que queria comemorar seu aniversário de 40 anos de forma diferente e convidou as amigas para comemorar seu aniversário fazendo a doação de sangue.

“Como profissional que atua na saúde da região há 14 anos ela despertou para essa ação solidária há vários anos e mesmo tendo receio no início conseguiu fazer a primeira doação e pela importância do gesto tenho incentivado meus amigos para comemorar seus aniversários com a doação de sangue”, disse.

Janete, que perdeu o pai para a Covid avalia que essa é forma diferente de comemorar o aniversário, principalmente nesse tempo da Covid-19 momento que muitas pessoas precisam de ajuda. “Muitas pessoas precisam da doação de sangue e quero incentivar mais pessoas a doar”, disse ao comemorar a presença dos amigos e amigas no hemonúcleo.

A Assistente Social Glória Costa, que mora em Cruzeiro do Sul, fez sua primeira doação de sangue depois de aceitar o convite da amiga Janete para comemorar o seu aniversário afirmar que doar sangue salva vidas e o convite da Janete foi o que estava faltando para ela se tornar doadora.

“Não precisa ter medo, não senti nada de ruim e estou muito feliz por este gesto que vai ajudar alguma pessoa”, disse emocionada a convidada.

Outra amiga de Janete, a servidora pública da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na Secretaria de Agricultura, a Agricóloga Raissa Coelho, formada no Instituto Federal do Acre (IFAC), estava muito alegre pela expectativa de fazer sua primeira doação.

“Estava há um tempo querendo doar sangue, que é um gesto de amor e agora aproveito e faço a doação como presente de aniversário à minha amiga”, comemora.

Outra doadora amiga de Janete fez sua primeira doação no aniversário de outra amiga no ano passado e combinaram voltar nas datas de aniversários das amigas e além de fazer uma comemoração natalícia diferente colabora com algumas pessoas e mesmo não sabendo quem é se torna gratificante, avalia.

“Estou muito feliz, a primeira vez que doei foi no início do ano e a equipe do Hemonúcleo é muito atenciosa e tanto na primeira vez quanto nessa me senti muito bem e o depois da doação o que senti mesmo foi muita alegria. O presente da minha amiga vai ajudar alguém”, disse.

A outra aniversariante, Natália Araújo, que já é doadora desde o ano passado também iniciou a ser doadora no aniversário da amiga Fátima que fez o convite. Ela lembra que seu avô quando estava doente precisou de sangue e apesar de ele ter falecido ficou nela uma grande vontade no coração de ser doadora.

“Aconteceu algumas coisas que estavam dificultando, mas graças a Deus consegui fazer o convite para minhas amigas e amigos para vim doar”, disse Natália ao lembrar que antes de fazer a doação tinha medo, mas depois de atender a amiga no aniversário dela passou a ser doadora do Hemonúcleo.

“Estou cuidando da empresa do meu avô, a Dental Pereira, trabalho na parte administrativa de algumas empresas e aproveito para convidar todos que possam despertar para fazer a doação de sangue porque muitas pessoas precisam”, destaca.

Doador há 10 anos o manciolimense Jerdson Matos iniciou no tempo quando era militar do 61º Batalhão de Infantaria de Selva durante uma campanha aproveitou o aniversário da amiga Natalia para fazer mais uma doação.

“É um presente para a minha amiga e para alguém que vai precisar. As pessoas tem medo, mas é porque não tem a informação correta”, disse.

Jerdson destaca que o atendimento do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul é muito bom e a maioria das pessoas que poderiam ser potenciais doadores não fazem a doação porque são leigos.

“Não faz nenhum medo doar sangue, é muito rápido e depois deixa uma sensação muito legal. A Natália é uma amiga de longa data e ela merece que eu atenda esse pedido”, disse.

“É uma ação nobre, muitas pessoas precisam e as vezes eu posso doar e não faço”, disse a jovem Vitória Caroline que fez a doação pela segunda vez na manhã desta segunda-feira a convite da Natália.

“É uma oportunidade de espalhar vida porque muitas pessoas precisam do sangue para sobreviver e não faz nenhum medo pegar uma furadinha que pode salvar vidas”, destaca.

Gerente do Hemonúcleo, enfermeira Sâmea Taumaturgo, destaca o gesto nobre de comemorar o aniversário: “Nosso pedido de doação é permanente”

A gerente do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, enfermeira Sâmea Taumaturgo, que junto com sua equipe está sempre em campanha pela doação de sangue comemora a nova forma que algumas pessoas decidiram de comemorar seus aniversários.

“Com certeza esse gesto nobre vai atender uma pessoa que esteja necessitando nos hospitais. É uma maneira muito linda de comemorar o aniversário e queremos que mais pessoas possam se sensibilizar por esse nobre gesto de doar”, avalia a gerente.

Segundo Sâmea em Cruzeiro do Sul há uma infinidade de pessoas aptas a fazer a doação de sangue, mas ainda não despertaram para essa necessidade e só fazem quando uma pessoa da família precisa ao lembrar que doações diminuíram neste período da pandemia.

“Nosso pedido de doação é permanente. os doadores são pessoas abençoadas que saem de suas casas para doar o sangue, inclusive a questão do plasma que pode ser doado por pessoas que foram infectadas pela Covid-19 e tiveram teste positivo, mas que não foram internadas e conseguiram se curar podem procurar o Hemonúcleo para fazer a doação”, orienta.

Sâmea Taumaturgo ressalta que a doação é uma ação muita segura, feita por profissionais habilitados. “Ficamos imensamente gratos a essas pessoas quem ainda não fez uma doação que possa se habilitar para fazer esse gesto para atender as pessoas que precisem”, ressalta.