A direção e funcionários do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul iniciam nesta segunda-feira (23) e terminam no sábado (28) atividades – apresentações artísticas regional, café da manhã, coleta de sangue, palestras com nutricionistas, além de atendimento aos doadores – para comemorar o dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue.
O lançamento da Semana do Doador de Sangue inicia com a benção do Bispo D. Flávio Giovanale e de um pastor e terá também café da manhã/lanche, apresentação musical e coleta de sangue feita pela equipe do Hemonúcleo. Na terça feira (24) serão atendidos doadores do município de Guajará (AM).
Na quarta-feira (25), em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá atendimento de coleta, música ao vivo, sorteio de brindes, atendimento ao doador, lanche com alimentos regionais, consultas com as nutricionistas Catiúcia Rosas e Márcia Maiane. Quinta-feira (26) serão atendidos doadores de Rodrigues Alves e terá palestra com psicólogo.
Na programação de sexta-feira (27) terá novamente atendimento das nutricionistas Catiúcia Rosas e Márcia Maiane, além do café da manhã e lanche e coleta e no encerramento, no próximo sábado (27), os doadores terão café da manhã e lanche, som ambiente e coleta de sangue o dia todo.
A gerente geral do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Sâmea Taumaturgo, ao destacar a importância dos doadores para a manutenção dos estoques de sangue em nível satisfatório, informou que a unidade está aberta de segunda a sexta-feira para atendimento e também aos que se interessarem em fazer a triagem para a primeira doação.
“Destaco a importância de se aumentar o número de doadores de sangue para melhorarmos cada vez mais nosso estoque que atende as unidades hospitalares da regional do Juruá”, afirma a gerente geral.
Sâmea Taumaturgo destaca a parceria com as Forças Militares – Exército, Bombeiros e Polícia Militar – que participam ativamente das campanhas de doação, além das igrejas, principalmente à Diocese de Cruzeiro do Sul e a Rádio Verdes Florestas, através do Bispo D. Flávio Giovanale e dos empresários que sempre colaboram e abraçaram a campanha Novembro Vermelho.
“Para se tornar doador de sangue, um gesto nobre que salva vidas, é muito fácil e rápido e precisa apenas se deslocar até o Hemonúcleo com um documento original com foto para fazer o cadastro. Aqui servimos um delicioso lanche e você fará seu gesto de amor ao próximo, pois nem só no céu existem anjos”, ressalta a gerente.
A gerente administrativa, Samma Mariyssa, lembra que apesar de inicialmente a pandemia ter interferido na quantidade de doadores pelo medo do ambiente hospitalar, devido as informações divulgadas nos meios de comunicação e todos os cuidados que foram tomados como uso de álcool em gel e máscaras os doadores voltaram a fazer suas doações.
“Agora, para facilitar, estamos trabalhando com o aplicativo “Sangue Amigo” para que não haja aglomeração de pessoas e o doador, de sua casa, pode fazer o agendamento de seu atendimento e ter acesso a todas as informações inclusive sobre a data da doação. O aplicativo é uma forma de evitar aglomeração e pode ser baixado no Play Store”, informa.
Veja as informações básicas para se tornar um doador de sangue:
O Dia Nacional do Doador de Sangue
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.