Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de dezembro de 2024 11:58

Hospital Regional do Juruá faz homenagem aos profissionais de Saúde no Dia da Enfermagem

diadaenfermagemHRJ8boa.jpeg

A direção do Hospital Regional do Juruá realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma solenidade para comemorar o Dia da Enfermagem em homenagem aos profissionais de saúde e aproveitou para fazer o lançamento das redes sociais – Instagram e Facebook – da entidade onde a população vai conseguir interagir para facilitar o contato e atendimento. Na ocasião foi também oficializada a nomeação do novo diretor clínico, Dr. Elcimar Silva.

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, D. Flávio Giovenale, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Juruá, Catiana Rodrigues e o Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), Dr. Marcus Lima, além da irmã Marilene Rodrigues, Técnicos de Enfermagem e Médicos prestigiaram a solenidade.

A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Juruá­, Tarauacá e Envira, enfermeira Catiana Rodrigues, destacou que o Estado tem um convênio com o Hospital Regional do Juruá e o governador Gladson Cameli e o secretário de Estado de Saúde, Alisson Bestene tem garantido apoio a todos os serviços prestados no hospital.

“Agradecemos a gerência do hospital e todos os funcionários por essa homenagem que comemora o Dia 1º de maio, que foi o Dia do Trabalhador, do Assistente Social momento que inicia a abertura da semana de Enfermagem. Desde já quero agradecer a gerência pelo convite e por essa homenagem a todos os profissionais de saúde”, disse.

 

 

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, D. Flávio Giovenale, destacou que são várias as congregações que fundaram a Associação Nossa Senhora da Saúde (Ansau) que concorreu com outras entidades para a administração do Hospital Regional do Juruá e há vários anos e de acordo com sua avaliação estão trabalhando muito bem.

“Desde que cheguei em Cruzeiro do Sul vejo o mesmo o empenho das gestoras. É muito bonito porque é o dia de agradecer todos os profissionais, enfermeiros e enfermeiras, técnicos e auxiliares porque são eles que estão mais perto. Claramente os médicos dão as orientações, mas no dia a dia quem administra, cuida, corre atrás de alguma emergência são eles”, avalia.

Reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da saúde e ao mesmo tempo pedir que possam continuar com muita saúde, para D. Flávio Giovenale, é um gesto de muito reconhecimento. “Aos nossos profissionais que estão sempre no limite de ser cobrado que possam ter muita saúde física, espiritual e também psicológica”, almejou o bispo.

O médico, Dr. Marcus Lima, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), avaliou que o momento da Covid-19 é de estabilidade com uma redução dos números de casos. “Precisamos torcer para que a gente avance o mais rápido possível na questão da vacinação e se possa vacinar o maior número de pessoas possível”, avalia.

Ao destacar a importância dos profissionais da Enfermagem Dr. Marcos ressalta a grande pressão psicológica vivida por todos devido a pandemia e que muitos parentes e familiares foram contaminados porque mesmo sem querer eles acabaram levando a doença para dentro de suas casas. “Isso precisa de uma reflexão ampla”, disse o médico.

Outro ponto ressaltado pelo representante do CRM foi a perca de alguns médicos – Dr. Angelim, Lawrence e Ivar. “Lamentavelmente perdemos alguns colegas médicos, isso também não pode ser esquecido e reafirma os riscos que os profissionais de saúde foram expostos como dezenas de profissionais da Enfermagem.

Enfermeira a 11 anos, e gerente de Enfermagem do Hospital do Juruá há três anos, Marilene Rodrigues  destaca que esse momento da pandemia tem sido de muita dificuldade, luta, respeito e cuidado com cada paciente que chegou e que ainda permanecem. “Penso que cada paciente era como se fosse um filho, um pai, uma mãe ou parente nosso”, disse.

Segundo Marilene houve um momento que muitos funcionários pensaram em desistir pelas dificuldades e riscos, mas felizmente a pandemia deu uma diminuída no número de infectados, mas o enfermeiro não abandona o seu paciente porque trabalha com amor. “Eu amo o que eu faço a profissão de enfermeiro é uma missão de cuidar”, afirma.

A irmã Marilene deixa uma mensagem para que todos continuem se cuidando, usando máscara, álcool em gel, distanciamento social porque o vírus ainda está circulando. “Temos que nos cuidar, pai, mãe, avós, filhos, todos temos que nos cuidar”, orienta a enfermeira que aproveita para parabenizar os colegas de profissão.

“Quero agradecer e parabenizar todos os nossos profissionais da Enfermagem do Hospital Regional do Juruá e do Hospital de Campanha que se dedicaram nessa dura missão de cuidar dos nossos pacientes. Sem eles não seríamos nada e cada um deles faz parte dessa nossa unidade. Muito Obrigada”, agradece.

Momento de emoção: Enfermeiras Gabriela Bomfim que perdeu o pai para a Covid e Letícia cantam louvor