Apesar de ter dois pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um entubado, o Hospital Regional do Juruá tem apenas 16 pacientes internados na unidade de tratamento da Covid-19, informa o médico, Dr. Marcos Melo, diretor Técnico da unidade que é referência regional no atendimento a doença.
“Temos 16 pacientes internados no Hospital de Campanha, sendo 14 na enfermaria e dois na UTI, com um deles entubado”, informou o médico que ressaltou que nas últimas 24 horas não houve registro de morte e teve ainda uma alta hospitalar. Desde o início da pandemia este é menor número de pacientes internados no Hospital do Juruá com Covid-19.
Desde o início da pandemia o município de Cruzeiro do Sul teve o lamentável registro de 59 mortes onde muitos pacientes que deram entrada no Hospital Regional do Juruá e até foram transferidos para Rio Branco na luta pela vida não conseguiram sobreviver e morreram tendo seu sepultamento ocorrido de forma rápida e sem a presença da família.
Fonte: Boletim Covid-19 Sesacre
Nos demais municípios da Regional do Juruá foram registradas outras 53 mortes causadas pela Covid-19: Feijó, 18; Tarauacá, 14; Mâncio Lima, 11, Rodrigues Alves, 7; Porto Walter, 2 e Marechal Thaumaturgo 1. Um dado importante é que dos 3.301 casos confirmados 2.895 conseguiram alta hospitalar e foram realizados 8.065 testes.
Para garantir o enfrentamento da pandemia com mais estrutura e eficiência o governador Gladson Cameli investiu R$ 4,1 milhões de recursos específicos do Ministério da Saúde para o combate ao Coronavírus na construção do Hospital de Campanha, anexo ao Hospital Regional do Juruá numa construção inacabada que depois ficará de forma permanente.
Erguida com a força de trabalho de 60 operários, a estrutura de 1,4 mil metros quadrados é dividida em dois pavimentos. O local está sendo um importante reforço para a rede pública de Saúde no tratamento de pacientes com Covid-19. São 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), 20 leitos semi-intensivos e outros 60 leitos de enfermaria.
Os profissionais da saúde do Hospital Regional do Juruá, médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e demais profissionais trabalharam de forma incansável e merecem aplausos. Mas, eles continuam a luta contra a doença que apesar da diminuição sensível do número de casos precisa da atenção da população para os cuidados sanitários.
Uma constatação nos últimos dias mostra aglomerações indevidas causadas pelas convenções dos partidos políticos que tem reunido em pequenos e grandes espaços muita gente, inclusive sem máscaras, o que pode causar um aumento de casos devido à falta de observância das orientações emitidas pelas autoridades da saúde.