Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de fevereiro de 2025 02:45

I Festival Literário valoriza escritores e amantes da literatura de Cruzeiro do Sul

8a4918_ef59281520744b538f2df16413e4a6a8~mv2

Durante uma semana, a cidade de Cruzeiro do Sul se tornou a capital da literatura no estado do Acre. Por meio de um projeto da prefeitura, o município foi palco de uma série de eventos culturais promovidos por meio da Secretaria Municipal de Cultura que realizou o I Festival Literário Municipal (FLIC).

A programação se encerrou neste sábado (11), na praça do centro cultural com lançamentos de publicações e apresentações de música, poesias e outros trabalhos literários. Teve também exposição da campanha amigo do livro que tem o objetivo de arrecadar livros para a doação.

 

A primeira dama Lurdinha Lima marcou presença na atividade e falou da campanha coordenada por ela em parceria com a professora doutora Maria José Morais da Universidade Federal do Acre.

“Percebemos a necessidade que muitos jovens têm de ter um livro em mãos para fazer uma boa leitura e para obter novos conhecimentos, por isso e fizemos essa parceria com o projeto Presídios Leitores, da professora Maria José, e estamos fazendo essa campanha. Já arrecadamos mais de 900 livros através de doações e aproveitamos o festival para ampliar nossa campanha”, disse Lurdinha.

O FLIC teve vários momentos de valorização da literatura regional. Além da exposição de obras de autores do município, foi realizado um concurso de poesia, concurso de fantasias infantis, rodas de conversa e no encerramento foi realizada uma feira com a venda de artesanato e de obras literárias.

O indígena Jaqueson Marubu aproveitou a feira para vender seus produtos artesanais. “Foi um momento muito importante pra nós que somos artesãos. A prefeitura deu essa oportunidade pra gente expor o nosso artesanato nesse evento e foi um sucesso”, disse.