Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 18:44

Idosa de 74 anos com Covid é resgatada pela equipe do Helicóptero Hárpia em Marechal Thaumaturgo

resgateharpia

Em mais uma missão de resgate o helicóptero Hárpia 4, do governo do Estado, na região para suprir a necessidade dos municípios do Alto Juruá que estão com suas pistas de pouso com atividades suspensas pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), na manhã desta terça-feira (09), fez o resgate de uma idosa de 74 anos infectada pela Covid em Marechal Thaumaturgo.

Num voo de 40 minutos a equipe do Hárpia se deslocou de Cruzeiro do Sul para o município de Marechal Thaumaturgo e garantiu a transferência da idosa que precisava do apoio. Segundo as informações, depois de dar entrada no Hospital de Campanha, ela foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido sua condição de saúde.

O Hárpia-4 desceu por volta das 12:00 horas, no estacionamento do Teatro dos Náuas, onde uma equipe do Hospital de Campanha já guardava com uma ambulância a paciente que foi levada para a internação. Depois da entrega outra equipe, devidamente preparada, fez a desinfecção da aeronave. Nos resgates os tripulantes estão devidamente protegidos.

O comandante de Operações Aéreas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), policial civil Alexandre, que está no comando da missão do Hárpia-4 no Juruá, avalia de fundamental a presença da equipe diante do isolamento dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter que precisavam de uma aeronave para atender os resgates.

“Durante um mês de missão no Juruá removemos 25 pessoas com covid ou que precisavam de tratamento de emergência. Nossa equipe é treinada, conduzimos médicos para fazer a remoção aero médica dos pacientes e foi indispensável o uso helicóptero que precisava mesmo estar aqui em Cruzeiro do Sul para fazer o atendimento”, avalia.

O comandante da missão destaca que o governo do Estado determinou a permanência de um helicóptero na região do Juruá, mas como a equipe é multimissão tem outras regiões que estão descobertas e necessitam do trabalho do Hárpia-4. Ele informa que governador Gladson Cameli já determinou a locação de um outro helicóptero para o Juruá.

“É indispensável a permanência de um helicóptero na região, a outra aeronave está chegando hoje para substituir o Hárpia-4 e sua equipe para que a atividade tenha continuidade”, informa o policial civil, que é natural de Rio Branco, entrou na Polícia Civil em 2008 e está no Grupamento Aéreo do Estado desde 2009, onde iniciou como tripulante operacional.

“Em 2012, pela necessidade de ampliação do quadro de pilotos do Estado tive a oportunidade de fazer o curso de pilotos e passei a integrar esse quadro. Desde lá até aqui atuo nesta função de piloto”, finaliza.