O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou o novo refeitório e espaço de convivência do campus Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (02.09). O local, que contou com mais de R$ 1,2 milhões de investimentos, recebeu o nome do ex-professor da instituição, Antônio Carlos Ferreira Portela.
O novo refeitório conta com espaços para produção de refeições para mais de 160 pessoas, vestiários, áreas específicas para cocção, preparação de alimentos, depósitos, despensa, área de lavagem e de recebimento de alimentação, além de um espaço de convivência que está equipado para o funcionamento de uma lanchonete e realização de eventos.
Para a reitora do Ifac, a inauguração dos novos espaços representa o compromisso da instituição com o bem-estar e saúde dos estudantes e servidores, como também para a ampliação da qualidade de vida escolar na instituição.
“Toda gestão do Ifac trabalha muito para que as coisas aconteçam. Existe uma equipe por traz de tudo isso que estamos inaugurando hoje. Durante anos não tínhamos recurso para fazer a obra. Esse espaço já tinha sido projetado e todos os anos tentávamos o recurso junto ao Ministério da Educação. Hoje conseguimos inaugurar toda essa linda estrutura, que também vai servir de modelo para os campi Cruzeiro do Sul e Sena Madureira”, explicou Rosana Cavalcante.
O presidente do DCE/Ifac, João Bosco Santos Freire Júnior, também participou da solenidade de inauguração e destacou os benefícios que os dois ambientes vão trazer para o dia a dia escolar.
“Este é o primeiro passo para conseguirmos uma alimentação saudável, com qualidade e preço acessível pata todos os alunos do Ifac. Uma alimentação saudável é fundamental para o sucesso acadêmico dos estudantes. Agradeço a equipe do Ifac que transformou o projeto em realidade. Os estudantes estão sendo cada vez mais ouvidos e tendo suas demandas atendidas. Esse espaço será mais do que um ambiente para alimentação, será também um local de encontro, para compartilharmos ideias, sonhos e comemorações”, ressaltou João Bosco.
Para o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, o novo refeitório e espaço de convivência representam um avanço para a unidade. “Quero agradecer à Diretoria de Obras que atuou de forma excelente para trazer um novo espaço aos nossos estudantes e servidores. Nosso refeitório foi ampliado, melhorado e pensando para os alunos. Será um espaço para alimentação, descanso e também lazer. Além disso, será um local para recordarmos do nosso professor Carlinhos. Foi um docente que por onde passou, deixou a marca de ser um excelente professor”.
Homenagem
Representando a família do ex-professor Antônio Carlos Portela, Maria Valéria Portela Ribeiro, expressou seus agradecimentos pela homenagem. “Estamos muito emocionados com a homenagem que foi feita a ele. Quem conheceu meu tio sabe do coração enorme que ele tinha e de todos os seus princípios. Era uma pessoa que mantinha a família unida. Ele foi um grande incentivador. Hoje sou enfermeira e professora, e minha irmã é dentista. Ele não nos deixou desistir da graduação. De lá para cá conquistei muitas coisas. Tenho certeza que ele está muito feliz e orgulhoso, aonde quer que esteja. Agradeço ao Ifac e todos que se mobilizaram para homenagear ele. Que este seja um local de muita paz e alegria”.
O professor Carlinhos Portela, como era mais conhecido, atuou como docente do campus Rio Branco, além de ter sido pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional durante o ano de 2017. Filho de Maria Portela e Antônio Liberto Portela, o ex-docente prezava pela educação, além de ter sido defensor das diversas frentes da saúde pública.
Também foi vereador por Porto Acre, durante os anos de 2005 a 2008, e prefeito pelo mesmo município entre 2013 e 2016.
Apresentações culturais
Para estrear o novo espaço de convivência, durante a inauguração foram realizadas diversas atividades culturais.
Para abrir as comemorações, o professor Douglas Marques realizou apresentação musical junto com o coral de alunos e servidores do Ifac. Na sequência, foi a vez da aluna Ana Clara Culqui Pereira que recitou um poema.
O local também foi palco de uma apresentação de carimbó, coordenada pela professora Valdineia Tomaz, junto com as estudantes Ariel Silva, Ana Clara Culqui, Julia Alencar, Débora Lopes, Geovana Barbosa, Ester Santos, Hadassa Picolo, Haekela Picolo, Anna Isis Leitão e Melriany Oliveira. Para encerrar as apresentações culturais, foi realizada uma apresentação de balé.
O local ainda recebeu as exposições de artes do professor Ueliton Santana, e de desenhos da docente Josy Cestaro.