Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de fevereiro de 2025 21:48

II Fórum Regional de Turismo do Acre debate alternativas para fortalecer o setor na região do Juruá

forum regional 2900

O evento foi promovido pela Federação do Comércio do Acre, Sebrae e Governo do Estado em parceria com as prefeituras com a finalidade de debater projetos e propostas para fortalecer o turismo nas cidades da região do Alto Juruá. No II Fórum de Turismo realizado em Cruzeiro do Sul foi discutido sobre o etno turismo, ecoturismo e o turismo de base comunitária.

Os participantes do fórum tiveram a oportunidade de assistir uma série de palestras abordando o turismo inteligente que tem base nas potencialidades regionais e pode ser desenvolvido pelas próprias comunidades. Também foi promovido um workshop com o propósito de despertar a comunidade local para entender o potencial turístico da região.

“Foi um momento onde todos presentes tiveram a oportunidade de se enxergar de verdade. Para saber até onde estamos organizados nesse setor, o que queremos e como faremos para concretizar nossos sonhos futuros”, destacou a secretária municipal de turismo, Gleiciane Pereira.

Diversas propostas foram apresentadas ao longo do encontro que poderão ser colocadas em prática por meio do envolvimento de toda cadeia turístico da região. Os temas debatidos deixaram os participantes do fórum otimistas com a possibilidade de que o setor tenha novos horizontes a partir dos encaminhamentos.

“Traz novas perspectivas de vidas para as pessoas que moram nessa região e vivem do turismo. Sabemos que temos um potencial muito grande na nossa região e precisamos transformar isso em fonte de renda para as pessoas”, disse Adeildo Siqueira, secretário da Organização dos Povos Indígenas do Juruá.

“Foi muito importante participar, pois vimos as propostas que eles têm para ajudar. Também tivemos a oportunidade de mostrar nossas dificuldades. Deu bem para ficarmos mais antenados sobre turismo na nossa região”, avaliou Ana Júlia Lima Cavalcante, moradora do Parque Nacional da Serra do Divisor.

 

No final do encontro foi elaborado um documento com diversas propostas tanto para o poder público, quanto sob responsabilidade da iniciativa privada que precisam ser colocadas em prática para garantir o desenvolvimento do turismo nos municípios do Juruá.

“Vai desde um pedido para a limpeza de um rio ao Deracre ao Sebrae capacitando, a Anac promover mais voos pra cá, aos bancos disponibilizarem mais crédito, as pessoas das pousadas se capacitarem melhor, melhora da segurança hídrica com a Marinha e com o Exército, a recuperação dos ramais. Tudo que envolve o envolve o ecoturismo foi discutido aqui”, afirmou o diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos.