Um incêndio na floresta do Parque Nacional do Divisor, que iniciou neste domingo (02) pode ter começado em um roçado de um agricultor e fugiu do controle do morador. Depois de um pedido de socorro da dona de uma pousada o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul mobilizou uma equipe que imediatamente se deslocou para o local do incêndio.
Os bombeiros especializados em combate a incêndio chegaram ao local incidente no final da tarde de domingo, 01, momento que iniciarama estratégia de combate ao incêndio, inclusive com o apoio de moradoras, segundo informações do comandante do 4º Batalhão Especial de Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), Capitão BM Josadac Iberson.
O comandante do 4º BEPCIF acompanhou pessoalmente o embarque da equipe que conta com especialistas no combate a incêndio florestal, inclusive um dos militares participou do combate ao incêndio nas florestas do Canadá, e partiu do seringal Belo Monte para junto com uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciar o combate ao incêndio.
Josadac Ibernon destacou as dificuldades a serem enfrentada pela equipe ao avaliar que o agente instinto principal do combate ao fogo é a água que no local fica distante há mais de um quilômetro do rio, ponto mais próximo de coleta de água e para iniciar o combate ao incêndio os militares deverão seguir pelo interior da selva.
O incêndio na área do Parque Nacional da Serra do Divisor, no município de Mâncio Lima, foi destaque nos principais jornais dos veículos de comunicação nacional.