Um mexicano de 71 anos, que nunca foi à escola, inventou um fogão solar com materiais reciclados.
Dom Maximino Antonio Piedad fez o fogão ecológico com uma antena de televisão na parte inferior da grelha, que serve para refletir o sol.
Assim, o equipamento produz o calor necessário para aquecer os alimentos. Com esse fogão, diz ele, “você pode preparar rosbife, feijão, frango, além de esquentar água para o café”.
Vida simples
O vovô inventor nasceu em Amatitla Santiago, em San Luis Potosí, no México. Ele começou a ler só aos 20 anos e mora numa casa humilde no centro de Ecatepec.
Com o fogão ecológico, o inventor quer cuidar do meio ambiente e apoiar quem não tem “tantos recursos”, como ele.
Nas redes sociais, muitos compartilharam a invenção, após um vídeo no qual ele demonstra como funciona o fogão solar ecológico.
Observação
Dom Maximino criou o fogão ao ver outras pessoas montarem um fogão solar com uma roda e um espelho.
Foi então que aperfeiçoou o modelo e em vez de usar a roda, optou pela antena de televisão reciclada para adaptar e grelha metálica.
No vídeo, o mexicano demonstra porque os raios de sol incidem na antena e refletem na grade em um ponto de intersecção a 50 cm da base.
Para mostrar que funciona, ele queimou uma folha de jornal em segundos e também colocou água numa panela que começou a ferver em poucos minutos.
Segundo ele, é possível cozinha até “um quilo de carne”.
Venda
O inventor disse que vende seus fogões a 1.200 pesos, cerca de 60 dólares, o que dá pouco mais de 300 reais.
Ele já atendeu para algumas cidades mexicanas, para o Arizona e Califórnia, nos EUA.
Don Maximino pede ajuda nas redes sociais, e diz que com os recursos arrecadados pretende ajudar outras pessoas a reduzir a poluição em suas casas.
Veja como funciona: