Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 11:14

Jornalista Vanísia Nery estreia documentário Farinha de Mandioca: O Ouro do Juruá

DSC03370[1] (1)

Farinha de Mandioca : “O Ouro do Juruá” é um curta metragem em documentário, produzido com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O documentário retrata a história e produção da farinha de mandioca, uma das principais marcas culturais do município de Cruzeiro do Sul e da região do Vale do Juruá, sendo considerado um dos produtos de maior venda e exportação regional, produzido e comercializado por famílias de áreas rurais, genuíno da agricultura familiar, que traz agregado marcas históricas, culturais e sociais de um povo.

Considerada a melhor farinha do Brasil, não poderia deixar também de ser uma referência turística para o município, que realiza todos os anos o “Festival da Farinha”, uma festa cultural, que leva o nome do alimento.

O documentário foi produzido pela jornalista Vanísia Neri que destacou que a farinha chega na mesa e muitas pessoas que moram na cidade não sabem como é produzida. “Daí veio a ideia de mostrar para as pessoas, para as escolas e para o mundo em geral como é produzida a farinha que atualmente além do processo tradicional o produtor já utiliza o mecanizado com a utilização de máquinas que inclusive diminui o trabalho e aumenta a produção”, disse.

Vanisia destaca que o curta metragem contextualiza também a história do por que a farinha de Cruzeiro do Sul é a melhor, além da parte do festival da farinha que acontece em Cruzeiro do Sul e leva o nome do produto ao ressaltar o documentário só foi possível ser realizado pelo incentivo da Lei Paulo Gustavo, do governo Federal, implementado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul abraçou o projeto com o apoio integral do prefeito Zequinha Lima.

“A Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade para os fazedores de cultura e um incentivo que todos precisam para difundir ainda mais o que temos de melhor. É muito satisfatório participar de uma produção dessa, acompanhar de perto e ver a realidade, pois bom seria se todos pudessem ir até uma casa de farina e ver como funciona, mas como isso não é tão possível o documentário serve para trazer esse conhecimento e informações à um maior número de pessoas e difundir o que Cruzeiro do Sul tem de melhor”, disse a jornalista ao convidar todos a conhecerem o processo de produção da melhor farinha do mundo.

O lançamento do documentário foi prestigiado pelo prefeito Zequinha Lima, pelo escritor Narcélio Generoso, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, pela representante da Secretaria Municipal de Cultura, Anita Costa, pelo secretário de Agricultura, Eutimar Sombra, pelo produtor rural Zeca, um dos protagonistas do documentário, além jornalistas, amigos da produtora e estudantes.

Veja o documentário Farinha de Mandioca : “O Ouro do Juruá”