Uma guarnição do Corpo do Bombeiros do 4º Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), de Cruzeiro do Sul, foi deslocada por volta das 13:00 horas da tarde do último sábado (02) para atender uma ocorrência e realizar resgate de um corpo e de bens que submergiram no Rio Môa.
A informação repassada à guarnição do 4º BEPCIF pelo enfermeiro do Pólo Base de Saúde Indígena da comunidade Recreio e República, no município de Mâncio Lima, no dia 1º de janeiro, às 16 horas, destacava que quatro jovens que estavam subindo o rio em duas canos tipo bajola, que por ser muito leve emborcaram e um deles não conseguiu sair das águas.
Além da vítima, o indígena, Lucivandro Maneiro Braga, 22 anos, morador da comunidade República, que havia ingerido bebida alcoólica com os demais colegas no dia anterior e no dia do naufrágio conforme relatos de familiares, foi perdida uma bajola de quatro metros e dois motores Honda, um de 7hp e o outro de 13hp.
A guarnição chegou no local do acidente, por volta de 18:30 horas do sábado e no dia seguinte iniciou as buscas utilizando técnicas de varreduras em mergulhos com profundidade média de 6 metros. No primeiro mergulho os bombeiros encontraram um motor Honda 13hp e uma bajola de quatro metros.
A equipe do Corpo de Bombeiros continuou os mergulhos durante todo o domingo (03) e por volta das 10:00 horas de segunda-feira (04), sem conseguir êxito no resgate do corpo e do outro motor suspendeu o mergulho, mas ainda realizou busca superficial por duas horas, tendo em vista já se passar das 72 horas do afogamento.
Ao suspender as buscas foi orientado aos familiares e amigos presentes no local que ficassem atentos pois havia possibilidade de o corpo emergir, tendo em vista já se aproximar do quarto dia. Foi repassado também à família sobre os procedimentos de registro de boletim de ocorrência caso o corpo viesse a superfície ou não.
Em seguida a guarnição iniciou o retorno da missão conforme orientação superior. Ao chegar no porto de Mâncio Lima, após contato, os bombeiros foram informados que no período da tarde o corpo emergiu e foi recolhido para ser velado pela família.