Coordenador do Programa Justiça 4.0 também é finalista de prêmio Expojud na Categoria Executivo de Inovação
Representando o Brasil em Orlando, na Flórida, o juiz do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Buritis (RO) e coordenador do Programa Justiça 4.0, Dorotheo Barbosa Neto, que também atua como juiz auxiliar da Presidência do CNJ, participou, no final de outubro, da Gartner IT Symposium/Xp, a maior conferência de tecnologia do mundo, como convidado em razão do desenvolvimento do programa Justiça 4.0.
Durante o evento nos Estados Unidos, o juiz destacou a importância da tecnologia para a modernização dos serviços judiciais e celebrou o reconhecimento global do Programa Justiça 4.0, com impacto transformador das inovações tecnológicas para o público. “Fomos lá falar do maior Portal do Judiciário mundial, que vai ser lançado no dia 2/12”, afirmou o juiz, destacando o avanço que o portal representa para o acesso aos serviços e dados da Justiça no Brasil.
Também pelo Programa Justiça 4.0, o juiz do trabalho é finalista na categoria “Executivo de Inovação” do Prêmio de Inovação J.Ex. A quinta edição da premiação reconhece iniciativas e líderes que impactam o Judiciário por meio da tecnologia, gestão e metodologias modernas. Na subcategoria “Conselhos e Tribunais Superiores”, o juiz Dorotheo está concorrendo ao lado de outros magistrados, como Alexandre Libonati (TRF-2), finalista na subcategoria “Tribunais Federais”, e José Faustino Macedo de Souza Ferreira (TJPE), na subcategoria “Tribunais Estaduais e Militares”.
Prêmio de Inovação J.Ex
O Prêmio J.Ex valoriza projetos e profissionais que contribuem para a modernização do sistema de Justiça e incentivam o desenvolvimento de soluções tecnológicas e práticas inovadoras. A votação será exclusiva para membros e servidores do Judiciário, que podem se cadastrar até o dia 14 de novembro. Entre 19 e 21 de novembro, o público votante escolherá os vencedores, e a cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília no dia 21/11.
Programa Justiça 4.0
Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é resultado de uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), contando ainda com o apoio de outros órgãos da Justiça, como o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo do programa é desenvolver soluções tecnológicas que ampliem a eficiência e a transparência dos serviços judiciais no Brasil.