Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 16:20

Livros didáticos para 2021 são entregues em escolas estaduais de Cruzeiro do Sul

rubi456

“O livro didático é um recurso alternativo, e expressa os diferentes aspectos do conhecimento humano, dividido em forma de disciplinas. Um elemento importante na construção do saber escolar e do processo educacional”, disse Ruth Bernardino, coordenadora do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, ao falar sobre a entrega dos livros didáticos 2021, que acontece desde o início de novembro nas escolas públicas estaduais na zona urbana e rural da região.

O objetivo da ação governamental, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é apoiar o ensino do país, municípios e estados, e contribuir para a sua melhoria. Em Cruzeiro do Sul, a equipe do núcleo da SEE tem entregue os livros do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD do ensino fundamental e médio, para 43 escolas estaduais de difícil acesso, destas, oito são indígenas.

“Sabemos que o objeto didático ajuda o aluno a estudar em casa, sendo utilizado para pesquisas, exercícios, interpretações, cálculos, entre outros, e os discentes são orientados e apoiados pelo professor da turma, sua maior referência nessa quarentena”, comentou Nileide Oliveira, coordenadora do setor do Livro no Núcleo da SEE/CZS.

A escolha e entrega dos livros didáticos nas escolas

A escolha dos livros didáticos acontece através de um processo organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Depois de uma avaliação técnica as obras são validadas e disponibilizadas para as Secretarias de Educação dos Estados.

Com a adesão, os gestores têm acesso a uma plataforma disponibilizada pelo MEC em que os profissionais, após o processo de escolha organizado internamente dentro das escolas e após o recebimento das amostras desses materiais, os professores também fazem uma análise técnica dessas obras.

A quantidade de livros enviados pelo MEC para as escolas é feita através de informações obtidas por meio do Censo Escolar. A Escola é cadastrada no MEC e através desse cadastro é gerado um código de INEP. Por meio desse código são filtradas as informações, a quantidade de alunos que a escola tem, a faixa etária, se é fundamental anos iniciais, fundamental anos finais ou ensino médio.

A partir desse momento, os livros são enviados para as escolas, via Ministério da Educação, através dos Correios, conforme a base de dados. Apenas para as escolas de difícil acesso e indígenas, onde não existe o serviço dos Correios é que os núcleos de Educação fazem entrega.

Remanejamento do livro entre as escolas

O Remanejamento entre as escolas funciona permanentemente no sistema PDDE Interativo/SIMEC para que as escolas possam demandar livros que estejam em falta e ofertar livros que estejam sobrando. O Sistema PDDE-INTERATIVO deve ser atualizado diariamente pelas escolas verificando as solicitações de livros, ofertando e demandando.

Os livros que serão reutilizáveis em 2021, devem ser recolhidos ao final do ano letivo de 2020. Por isso, os gestores precisam demonstrar preocupação com os cuidados importantes de conservação do livro, orientando os alunos sobre boas práticas de utilização: não molhar, não rasgar e não amassar, além de encapar e cuidar.