Denúncia de muita gravidade, por se tratar de uma questão de saúde pública, mostra que a “Gestão de Cuidados” do prefeito de Envira, Ivon Rates, é uma propaganda enganosa. Lixo com resíduos hospitalares no Hospital Evaristo Rates está acumulado no anexo ao lado do prédio principal perto da sala da maternidade, denuncia um funcionário.
Consciente do perigo, mas com medo de perseguição devido a ameaças da nova direção, o funcionário pede anonimato, mas filmou, fotografou e enviou o material para a imprensa que destaca a situação irresponsável da direção do Hospital Evaristo Rates, que coloca em risco o atendimento das crianças e grávidas na sala da maternidade e das demais dependências.

O caso ganha maior gravidade porque no lixo acumulado tem resíduos de materiais hospitalares utilizados como seringas, que estão jogadas pelo local, além de descartáveis utilizados nas refeições e outros tipos de lixo que podem, inclusive, contaminar qualquer pessoa que tenha contato com o material num sério risco também para os funcionários da limpeza pública uma vez que as seringas não estão adequadamente embaladas em sacos de lixo.
Pelo contato disponível do Hospital Evaristo Rates (97) 3483-1320 não foi possível contato com o diretor do Hospital Evaristo Rates, o gestor público José Ribamar Nascimento, recém nomeado para o cargo na gestão do prefeito Ivon Rates.