Foi a primeira manifestação pública do presidente após a aeronave presidencial sofrer problemas técnicos durante voo que saiu da Cidade do México com destino ao Brasil; avião voou em círculos por quase cinco horas antes de pousar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (3) que esperou “um milagre de Deus” para que o avião presidencial que sofreu problemas técnicos não caísse. A declaração foi feita durante live com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo.
“Eu vou dizer para vocês, pensei muito na minha vida porque fiquei quatro horas e meia em um avião, esperando um milagre de Deus para que o avião não caísse. Pensei muito na minha vida, pensei em você [Boulos], pensei no povo de São Paulo, pensei nas pessoas humildes deste país que a gente tenta ajudar”, afirmou o presidente.
A pane no avião ocorreu na noite de terça-feira (1º). A aeronave transportava Lula e a comitiva da Cidade do México para Brasília. O voo retornou ao aeroporto de onde havia partido depois de voar em círculos por quase cinco horas para queimar combustível e, assim, pousar com menos peso.
O presidente voltou ao Brasil em outro avião. Ele havia viajado ao México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum. A live com Boulos estava prevista para quarta-feira (2), mas foi cancelada após os problemas técnicos na aeronave presidencial.
Investigações
Militares do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Brasil chegaram ao México para apurar o que ocorreu com o avião presidencial.
Segundo o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcelo Kanitz Damasceno, o Cenipa recebeu neste ano o grau máximo de conformidade dos protocolos internacionais de investigação, em auditoria realizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). “
O comandante também disse que a tripulação, no momento do incidente, adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação.