Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 22:30

LUTO: mais uma família chora a morte da mãe vítima da Covid e Hospital de Campanha continua no limite com 20 pacientes na UTI

zildacapa (1)

Nesta quarta-feira (10) pela manhã os registros do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul mostravam um total de 99 pacientes internados, o maior número dos últimos meses de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus no município em tratamento.

Dos 99 internados 80 estão na Clínica Médica Covid e 19 pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que tinha apenas uma vaga das anteriormente instaladas, o que mostra que a situação continua muito preocupante para as autoridades de saúde.

Dos pacientes internados na UTI 15 são de Cruzeiro do Sul, 2 de Mâncio Lima e 1 de Ipixuna (AM). Nesta quarta-feira ocorreram 14 altas médicas e nas últimas 24 horas houve um óbito de um paciente de 91 anos, morador de Cruzeiro do Sul.

Na manhã desta quarta-feira ocorreu mais um óbito, da senhora Zilmar Rebouças (Zilda), 74 anos. Depois de infectada pela Covid-19 permaneceu por 16 dias no hospital e foi intubada do dia 03 de fevereiro, na luta pela vida. Registramos com pesar sua morte com condolências à família enlutada. Seu esposo também foi infectado, não foi internado e está bem.

A preocupação e o alerta crescem porque nesta tarde de quarta-feira, mesmo com a morte de uma paciente estão em tratamento intensivo na UTI do Hospital de Campanha, na luta pela vida, 20 pacientes, alguns deles em estado grave. A esperança de alguns é o plasma convalescente, segundo relato de um pai aflito com filho hospitalizado na UTI em estado grave.

Apesar da situação crítica os dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), são ainda mais preocupantes e registram 410 casos de infecção por coronavírus nesta quarta-feira sendo 179 confirmados por exames de RT-PCR e 231 por testes rápidos. O número de infectados subiu de 51.269 para 51.679 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 143.740 notificações de contaminação pela doença, sendo que 91.283 casos foram descartados e 778 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux, com a boa notícia de que pelo menos 45.174 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 244 pessoas seguem internadas.

Em Cruzeiro do Sul o número de óbitos continua a crescer e a Prefeitura Municipal realiza uma intensa campanha de conscientização da população, através das Blitz de fiscalização para coibir abusos e garantir o cumprimento do decreto governamental que estabeleceu a Bandeira Vermelha e restrições de funcionamento de diversas atividades.