Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de novembro de 2024 13:41

Mais de 8 mil profissionais da saúde ainda não se vacinaram contra a Covid-19 no Amazonas

Profissionais de saúde seguem sendo vacinados em postos de vacinação em Manaus. — Foto: Ruan Souza/Semcom

No Amazonas, 8.573 profissionais da área da saúde ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Os dados são do vacinômetro da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM) desta terça-feira (16), e levam em consideração apenas a aplicação da primeira dose do imunizante.

A vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro. A primeira pessoa a ser vacinada foi a indígena e técnica de enfermagem Wanda Ortega. No dia seguinte, a imunização começou em Manaus e em outros municípios do estado. No início, a campanha foi cercada de polêmicas, envolvendo profissionais da saúde, que foram acusados de não estarem na linha de frente da pandemia e furarem a fila da imunização. A Justiça investiga o caso.

Segundo os dados da FVS, desde o início da vacinação até esta terça-feira (16), já foram vacinados 88.006 profissionais da saúde. No entanto, o público que deveria ter sido atingido pela imunização é maior: 96.579 pessoas. Ou seja, faltam ser vacinados 8,9% do total dos profissionais.

Profissionais de saúde seguem sendo vacinados em postos de vacinação em Manaus. — Foto: Ruan Souza/Semcom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) disse que a vacinação não é obrigatória, sendo facultativa a cada indivíduo, mas que está reforçando campanhas internas aos servidores para buscarem a imunização. (…)