Cruzeiro do Sul, Acre, 31 de março de 2025 10:56

Prefeitura de Mâncio Lima realiza 4ª Conferência Municipal das Cidades e debate futuro urbano sustentável sob a ótica das mudanças climáticas

be81c5_00694a07cf404932a62f99e821f2cd26~mv2

A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, nesta quinta-feira (21), no Auditório do Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas, a 4ª Conferência Municipal das Cidades, um evento fundamental para o planejamento e desenvolvimento urbano do município. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, a conferência reuniu representantes da sociedade civil, gestores escolar, gestores municipais, estudantes, vereadores e população em geral para discutir políticas urbanas e soluções para os desafios locais.

“Como é bom ver um grupo tão expressivo reunido para debater políticas urbanas para nossa cidade. Hoje, temos a oportunidade de discutir temas essenciais, como os efeitos das mudanças climáticas, financiamento público e a construção de políticas sustentáveis e inclusivas para Mâncio Lima. Ao final do dia, tenho certeza de que as propostas aqui discutidas voltarão como ações de governo para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Zé Luiz. 

A conferência teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação que enfrentem os desafios urbanos, garantindo a participação popular e a formulação de políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis.

“O tema desta edição é desafiador e nos convida a repensar as políticas públicas sob a ótica das mudanças climáticas, buscando soluções que envolvam toda a sociedade. Precisamos construir uma cidade sustentável, inclusiva e com oportunidades para todos”, ressaltou a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Tânia Maria Gadelha.

Durante o evento, representantes do poder público, sociedade civil, setor privado, poder judiciário, legislativo municipal e instituições de ensino discutiram propostas a partir de três eixos temáticos: Articulação entre os principais setores urbanos e planejamento das políticas públicas, Gestão estratégica e financiamento, e Grandes temas transversais.

“Este espaço é fundamental para discutirmos infraestrutura, acesso a serviços urbanos e políticas que beneficiem, principalmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Nosso papel aqui é pensar soluções que melhorem a vida dessas pessoas”, afirmou o Defensor Público de Mâncio Lima, Dr. Euclides César.

Ao final da conferência, foram aprovadas seis propostas de âmbito municipal, quatro estaduais e três federais, todas voltadas ao fortalecimento da gestão urbana e ao desenvolvimento sustentável do município. Também foram eleitos oito delegados e seus respectivos suplentes para representar Mâncio Lima na Conferência Estadual das Cidades, em Rio Branco, conforme estabelecido no Regimento Interno:

✅ 02 representantes de movimentos populares

✅ 01 representante dos trabalhadores

✅ 01 representante de Organizações Não-Governamentais

✅ 01 representante do setor empresarial

✅ 01 representante de entidades profissionais

✅ 02 representantes do Poder Público

A 4ª Conferência Municipal das Cidades reforça o compromisso da gestão municipal com um planejamento urbano sustentável e participativo, envolvendo a comunidade na construção de um futuro melhor para Mâncio Lima.

Galeria de imagens: