Depois de um parto normal realizado pela equipe de Enfermagem do Hospital de Marechal Thaumaturgo, na noite desta quinta-feira (28), uma grávida que tinha sua segunda gravidez de risco, teve complicações, foi atendida com monitoramento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ela morreu depois de testar positivo para a Covid-19.
Segundo informações do Hospital de Marechal Thaumaturgo não foi possível fazer o resgate porque a paciente passou mal durante a noite depois de entrar em trabalho de parto que foi realizado com sucesso, não resistiu indo a óbito por volta das 7:00 horas da manhã. Apesar da morte da mãe a criança passa bem.
Na primeira gestação a grávida também teve que ser removida para Cruzeiro do Sul devido a complicações. Nessa segunda vez a paciente foi atendida na Maternidade de Cruzeiro do Sul, na semana passada, mas devido não ter uma previsão do parto resolveu voltar ao município e por não ter avião para o deslocamento, devido a interdição da pista, voltou de rabetão pelo Rio Juruá.
Segundo as informações a grávida retornou à Marechal Thaumaturgo na terça-feira (25) e de acordo com as informações ela sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 ainda quando estava em Cruzeiro do Sul, mas não deu ciência ao médico que a atendeu com medo de não ser liberada para retornar para seu município.
A equipe de Enfermagem que realizou o parto também só foi informada de que a paciente tinha sentido sintomas da Covid depois da realização do procedimento que foi realizado com normalidade e deverá ser submetida a testes, observação e monitoramento. No momento o hospital de Marechal Thaumaturgo está sem médico.