Meio Ambiente
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, representou o estado na 27ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel-Sudam), em Belém, no Pará, nesta segunda-feira, 24. Composto por governadores da Amazônia, representantes da classe empresarial e da classe dos trabalhadores, pelo presidente do Banco da Amazônia e pela Frente Nacional dos Prefeitos, o conselho acompanha e avalia a execução dos planos dos programas regionais da Amazônia.
Durante a reunião, foi apresentado o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2024-2027. O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, chamou a atenção para os produtos amazônicos que são considerados grandes potenciais de mercado e que fazem parte de uma política de desenvolvimento econômico que mantem a floresta viva.
“A gente precisa valorizar o nosso açaí, por exemplo. As nossas universidades aqui no Pará estão fazendo estudos fantásticos e desenvolvendo diversos produtos a partir do açaí, como o vinho, que tem um grande potencial mercadológico e que é muito rico aqui na nossa região. Precisamos atrair a atenção dos investidores para isso”, frisou.
A vice-governadora destacou os avanços das políticas ambientais do Acre que levam o estado a conseguir uma posição que facilita o acesso a financiamentos. “Em 2023, registramos uma redução de 28% no desmatamento, em relação a 2022, a maior queda na taxa de desmatamento desde 2019. Este é apenas um dos dados que nos posiciona como um estado que desenvolve bem suas políticas ambientais e que, portanto, apresenta condições adequadas para receber investimentos”, disse.
As proposições votadas foram aprovadas por unanimidade, inclusive o PRDA. Cabe ao conselho seguir acompanhando os projetos que estão em andamento. Obras como a implantação e pavimentação da rodovia no Arco Metropolitano de Rio Branco, a Nova Maternidade de Rio Branco e a Regularização Fundiária Rural e Urbana são uns dos principais projetos que o Acre apresentou no âmbito do PRDA.