Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de dezembro de 2024 12:25

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou no Rio Juruá

afogamentojuruaterça (1)900boa

Mergulhadores do 4º Batalhão de Educação Proteção à Incêndio Florestal (BEPCIF), do Corpo de Bombeiros, foram acionados por volta das 13:00 horas, para atender ocorrência de afogamento no Rio Juruá ocorrido por volta das 11:00 horas desta terça-feira (27).

A guarnição formada pelos cabos BM Ricardo, Gemerson, Ayrton e Geovane se deslocou ao local da ocorrência para realizar busca do corpo do senhor Francisco Gomes das Chagas, 36, anos que morava no Estirão do São Luiz – Rio Juruá – e segundo informações repassadas pelo irmão passou o dia anterior e parte da manhã desta terça-feira ingerindo bebida alcoólica.

A vítima tinha ido até uma residência próxima a sua casa em uma embarcação, juntamente com seus amigos, a esposa e dois de seus seis filhos e no deslocamento, segundo testemunhas no local, o mesmo se levantou na embarcação em movimento, caiu no Rio Juruá e se afogou por volta das 11:00 da manhã.

No primeiro mergulho, após cerca de 10 minutos, numa profundidade aproximada de seis metros o CB BM Geovane encontrou o corpo da vítima momento que a guarnição acionou o Instituto Médico Legal (IML). O corpo da vítima foi entregue para os procedimentos cabíveis de liberação do corpo à família e o serviço foi realizado sem alterações.

Comandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Sandson, recomenda novamente a necessidade de cuidados como uso de colete salva vidas e não ingerir bebida alcoólica para andar de barco

O comandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Sandson, destaca as orientações amplamente divulgadas nas redes sociais e mais uma vez ressalta a necessidade dos cuidados que a população precisa ter com a água, principalmente nesta época de enchente do Rio Juruá, quando ele está mais caudaloso, com maior volume de água e a correnteza aumenta e principalmente quando se associa a bebida alcoólica.

“Avaliamos que esse afogamento está ligado a esse fator de consumo de bebida alcoólica e a correnteza do rio. É importante observar que não se faça uso de bebida alcoólica quando estiver andando de barco ou permitir que alguém faça e ainda é preciso usar o colete salva vidas. Nessa ocorrência foi relatada que a vítima estava numa canoa no meio do rio e tentou ficar em pé e andar e caiu no rio. Fica essa recomendação e os cuidados que são sempre os mesmos: se for andar de barco usar o colete salva vidas e não usar bebida alcoólica para entrar não. A prevenção é sempre o melhor caminho”, ressalta.