Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de novembro de 2024 23:45

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, reeleita para o biênio 2023/2024, é empossada

03d95c93-770b-4e27-823d-7ce01bef4d54 (1)

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (02), Sessão Extraordinária para posse da Mesa Diretora reeleita para o biênio 2023/2024 com o destaque de que pela primeira vez na história do parlamento cruzeirense todos os componentes da Mesa Diretora foram reconduzidos aos cargos para mais um mandato na administração da Casa Parlamentar.

A sessão de posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi prestigiada pelo vice-prefeito Henrique Afonso (PSD), que representou o prefeito Zequinha Lima (Progressistas), pelos secretários municipal de Transporte e Trânsito, Fábio Filho ( Novo), de Articulação Política, José Maria Freitas e de Administração Jonas, além de assessores e pessoas da comunidade que assistiram na galeria.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal reeleita e empossada para o biênio 2023/2024 tem a seguinte composição: Presidente, o vereador Franciney Freitas (Progressistas); vice-presidente, o vereador Clerton Souza (PSD); 1º Secretário, o vereador Elter Nóbrega (DEM); 2º Secretário, o vereador Cristiano Rodrigues (MDB) e Suplente o vereador Manoel Miranda (Noeca-DEM).

O prefeito em exercício, Henrique Afonso, destacou a posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal reeleita ao ressaltar a importância do Poder Legislativo do município na superação dos desafios da cidade e também a prerrogativa constitucional da harmonia entre os poderes, apesar de cada um ter sua independência.

“A independência entre os poderes está sendo respeitada, sabemos que a Câmara Municipal é muito importante no processo de fiscalização e elaboração de leis e também, principalmente, na questão das proposições, pois suas indicações ajudam a enfrentar os desafios e encontrar soluções para os muitos problemas que temos na cidade”, disse.

Henrique Afonso ressalta ainda que a atual Câmara Municipal tem mantido sua função precípua de fiscalizar com um espírito crítico muito forte, mas também de uma grande responsabilidade no enfrentamento dos problemas. “O prefeito Zequinha, pelo seu espírito democrático e republicano tem respeitado a autonomia, mas tem trabalhado essa harmonia que é fundamental”, disse.

A boa comunicação entre a prefeitura e a Câmara Municipal, feita pelo secretário de Articulação Política, José Maria é lembrada pelo vice-prefeito. “O prefeito Zequinha e eu fomos vereadores e sabemos a importância de estar com os ouvidos bem antenados para o que a Câmara fala porque não tem nenhum poder mais próximo do povo do que a Câmara de Vereadores”, afirma.

O vice-prefeito ressaltou também a importância do trabalho deste biênio, 2023/2024. “Se a Mesa Diretora está mantida é porque deu certo. Esse biênio vai exigir com certeza absoluta muito mais esforço, habilidade e escuta do povo e nossa expectativa é que a Câmara Municipal aperfeiçoe cada vez mais seu papel para trazer as principais mudanças para Cruzeiro do Sul”, afirma.

O secretário municipal de Articulação Política, professor José Maria Freitas, na tribuna da Câmara Municipal parabenizou os 14 vereadores pela atuação em seus mandatos ganhando o respeito da sociedade cruzeirense ao destacar que a Câmara Municipal é muito plural, com vereadores que representam as zonas urbana, rural, com isso toda a população e pela primeira vez uma Mesa Diretora é reconduzida na sua totalidade mostrando que fizeram um bom trabalho.

“O Poder Legislativo, mesmo sendo poder independente, trabalha de forma harmoniosa com o Executivo. Hoje, mesmo sendo poderes independentes trabalham dessa forma harmoniosa para que se tenha uma Cruzeiro do Sul melhor. Todos os projetos do Executivo foram discutidos, temos uma boa parceira e parabenizo a Mesa Diretora eleita e todos os vereadores. Que Deus possa neste 2023 iluminar cada um, dar sabedoria e discernimento para que alinhados continuemos esse trabalho em prol da população cruzeirense que é quem mais precisa”, disse.

O presidente reeleito da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Franciney Freitas, destacou inicialmente seu sentimento de gratidão à Deus, aos demais vereadores e à Mesa Diretora pelos dois anos de intenso trabalho a frente da Câmara Municipal como presidente com muita responsabilidade nesse período que teve dois anos de pandemia que não foi um tempo fácil.

“Parabenizo todos os vereadores, neste período dos primeiros dois anos foram aprovados 49 projetos do Executivo e também 42 do parlamento e aguardamos que neste biênio seja muito mais produtivo. Recebemos a Casa com algumas dívidas, mas graças à Deus está tudo organizado e a Câmara Municipal, que foi fundada em setembro de 1973 e nunca teve um transporte próprio agora tem dois veículos”, disse.

Franciney Freitas avalia que neste biênio a esperança é de um mandato ainda melhor porque passou a pandemia que foi um período que os 14 vereadores contribuíram muito com a população, além de fazer o seu papel de cobrar e fiscalizar o Poder Executivo. “Achamos melhor manter a mesma Mesa Diretora e pela primeira vez na história houve a reeleição da mesma”, finaliza.

Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fábio Filho, fez homenagem ao presidente com entrega de uma placa

Em suas redes sociais o prefeito Zequinha Lima, que está em Rio Branco onde participou da posse do governador  Gladson Cameli e trata de assuntos de interesse do município, destacou o momento importante do Poder Legislativo Municipal.