A coligação Avança Marechal, formada pelo Podemos, PDT e PL, que tem como candidato a prefeito Itamar de Sá e a vice-prefeita Luzeli, realizou, na noite deste último sábado (21), no bairro da Serraria, um grande comício que aconteceu depois de forte chuva que só passou por volta das 20:55 horas e, mesmo assim, mais de 1.500 pessoas participaram do evento.
A organização já tinha decidido cancelar o comício, mas quando o candidato Itamar de Sá e sua vice Lizeli chegaram ao local encontraram a multidão que mesmo com a forte chuva aguardou para ouvir a mensagem do candidato que tem conquistado a preferência do eleitorado de Marechal Thaumaturgo.
Os dirigentes da coligação destacam que o número de participantes do comício teria sido ainda bem maior porque com a forte chuva muitas pessoas que moram nos ramais não conseguiram sair de suas comunidades para participar e apesar da forte chuva que caiu a militância não arredou pé e fez uma grande festa.
A razão para essa manifestação de apoio pela renovação tem inúmeros fatores.
Apenas para citar um deles, talvez o mais importante, é a situação de descaso na saúde.
Itamar de Sá avalia que em Marechal Thaumaturgo a Saúde municipal é organizada pelo prefeito Valdélio para não atender os pobres e que lá tem dia para adoecer. Segunda-feira é dia marcado para atendimento geral, mas são disponibilizadas apenas 12 fichas. Terça-feira atendem idosos, quarta-feira mulheres e às quintas crianças doentes.
Na sexta-feira, dia de picanha e cerveja, não atendem ninguém, a turma está liberada e só atendem, em tese, funcionários da prefeitura. “Não estão preocupados com a grande massa e o pobre que adoece e precisa do sistema. Isso precisa ser mudado urgentemente porque quem está penalizado é o usuário do SUS e não há condição de funcionar desta forma”, enfatiza Itamar de Sá.
Itamar ressalta que quando um médico da Unidade Básica de Saúde identifica que o enfermo precisa ser avaliado por um especialista, a pessoa fica esperando indefinidamente por uma consulta que nunca chega e quando tem que ir à Cruzeiro do Sul, no inverno, a secretaria de Saúde de Valdélio embarca o doente na balsa do Elson Galdino e no verão na lancha do Cleber Pedroza.
“É sempre caprichando para atender mal a população, optando pelo pior serviço para castigar e penalizar o pobre que está enfermo, doente, necessitado precisando de urgência e transporte seguro e rápido para o atendimento e o prefeito dispensa o pior serviço para a população de Marechal Thaumaturgo”, desabafa o candidato.
Itamar de Sá lembra também que em Marechal Thaumaturgo os médicos que atendem no município são todos do “Mais Médicos”, do governo Federal e no Sistema Municipal de Saúde do quadro da prefeitura, apenas dois médicos são pagos por serviço prestado, havendo uma séria deficiência de profissionais em todo o sistema de saúde municipal.
“As unidades básicas de saúde do interior, com exceção da vila Restauração que tem uma médica do Programa “Mais Médicos”, do governo Federal, nas demais não tem nenhum profissional de nível superior para atender a população, além de uma grande carência de equipamentos e não tem também a medicação básica necessária para socorrer as pessoas”, disse.
São por estas e outras situações graves de descaso que, mesmo debaixo de chuva, a população da cidade compareceu para prestigiar o comício de Itamar de Sá no bairro da Serraria, para manifestar apoio à sua candidatura e não teve mais gente porque os caminhões com as pessoas dos ramais atolaram e as pessoas não conseguiram chegar, mas apesar disso foi um grande sucesso e mostra a vontade de mudança.