O dia 22 de janeiro de 2025 se tornou uma data significativa para os maçons da Loja mais antiga em operatividade ininterrupta, no Acre. Neste dia, os irmãos da Loja Fraternidade Acreana, do Oriente de Cruzeiro do Sul, instituição centenária e fidelíssima do Grande Oriente do Brasil, na Amazônia, foram honrados com a visita do Irmão e Respeitabilíssimo Mestre Raimundo Monteiro de Souza, 91 anos, líder religioso reconhecido internacionalmente e único Conselheiro Oriental da história da União do Vegetal.
“O Mestre Monteiro é um ilustre maçom que galgou graus importantes na Sublime Ordem, do simbolismo aos capitulares (altos graus da maçonaria filosófica) e tem um papel de grande relevância na sociedade brasileira com a sua sapiência e liderança exemplares. É um respeitável e poderoso Irmão que nos honra com a sua visita”. Essas foram algumas das palavras proferidas pelo Venerável Mestre Narcelio Flávio Generoso, grau 33, que está em seu sexto mandado como presidente da Loja, ao receber o insigne convidado.
Mestre Monteiro ajudou o Venerável Generoso a descerrar a aposição de mais dois quadros na Sala de Honra e Memorial Maçônico da Loja fidelíssima, tratando-se da Carta Constitutiva de criação da Delegacia do Grande Oriente do Brasil, no Acre e o ato de nomeação do primeiro delegado, que foi o saudoso irmão Lourival Valente Castanho (in memoriam).
Tais documentos são do ano de 1974 e estavam desgastados pelo tempo, quase ilegíveis, mas foram restaurados com o apoio do irmão Rodolfo Piovezan, entregues à Fraternidade Acreana e agora fazem parte da exposição permanente do memorial da fidelíssima, que ainda conta com outras belíssimas obras, tais como: artes gráficas, em marchetaria, pinturas, estatuetas, bustos, espadas, documentos antigos, livros maçônicos e uma galeria de honra, considerada uma das mais bonitas do Acre, com as imagens de dezenas de maçons autonomistas, alguns do quilate de Thaumaturgo de Azevedo, Craveiro Costa, Mancio Lima e Flodoardo Cabral.
No final da histórica reunião, o Mestre Monteiro recebeu dois livros de regalo do autor, o Venerável Narcelio Generoso, que também é um escritor reconhecido no Acre: A Saga da Fraternidade, de 2019 – história da maçonaria gobiana no Estado – e Arquivos da Floresta do Leste, de 2023 – obra de ficção e aventura), como também, foi homenageado oficialmente pela Loja Fraternidade Acreana, com a entrega de uma Moção de Reconhecimento da Fidelíssima ao ilustre e respeitabilíssimo Mestre Raimundo Monteiro de Souza, pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade acreana, à maçonaria e pela liderança espiritual e religiosa que representa no Mundo.
O Mestre Monteiro agradeceu o acolhimento dos maçons e relembrou parte significativa da antiga constituição dos maçons do Grande Oriente do Brasil, citando a essência da Ordem, no que foi coberto por uma longa salva de palmas de seus irmãos presentes à solenidade. Narcelio Generoso, ainda, num ato de extrema gentileza e raridade, retirou o seu avental de Venerável Mestre e colocou no Mestre Monteiro, em momento ímpar (a última vez que esse ato havia ocorrido, foi no ano de 1979, quando o irmão e então prefeito João Tota (in memoriam), retirou o seu avental de Mestre e colocou no ministro do governo militar, Mário Andreazza, que estava de passagem à Cruzeiro do Sul para algumas inaugurações importantes na cidade e foi homenageado pela Fraternidade Acreana, já que também era maçom.
Antes deixar o Templo centenário da maçonaria acreana, o Venerável Generoso se dirigiu mais uma vez ao Mestre Monteiro, dizendo que o volume III da obra literária “A Saga da Fraternidade” está sendo preparado e deverá constar os detalhes desse momento da visita de tão insigne irmão, amigo e Conselheiro Oriental, Mestre Monteiro, à Loja “Mãe” de todo Acre, a Fraternidade Acreana.