Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de janeiro de 2025 13:09

Ministério da Saúde declara estado de emergência em terras Yanomamis

Condisi-YY/Divulgação

Nessa sexta-feira (20/1), técnicos do Ministério da Saúde encontraram oito crianças em estado grave de desnutrição em Roraima

Após técnicos do Ministério da Saúde resgatarem oito crianças em estado grave de desnutrição e malária que vivem na terra Yanomami, em Roraima — a maior reserva indígena do país —, a pasta declarou emergência de saúde pública na região neste sábado (21/1). A situação fez o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, viajarem para Roraima hoje pela manhã.

“A ministra de estado de Saúde resolve […] declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”, afirma o texto, assinado pela chefe do ministério, Nísia Trindade.

A declaração do estado de emergência está publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa sexta-feira (20/1).

Veja: 

A Espin pode ser declarada “em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”, como informa o decreto Nº 7.616 de 2011, que regula o dispositivo.

Os técnicos do Ministério da Saúde fazem atendimentos na região desde segunda-feira (16/1). Eles encaminharam as crianças para tratamento de saúde em Boa Vista.

Indígena-desnutrição 1
Crise humanitária Yanomami. Crianças estão em situação crítica
Crise humanitária Yanomami. Técnicos encontraram também casos de malária