Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de fevereiro de 2025 02:46

MPAC discute parceria com a Ufac para capacitar profissionais que atendem crianças com autismo da rede de ensino.

60e9c690-7f48-4d7e-8a11-5fba8ac16dbf-1536x1023

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, se reuniu na tarde de quinta-feira, 18, com a Universidade Federal do Acre (Ufac) para tratar sobre uma parceria destinada a fomentar um curso de extensão em Educação Especial para professores da rede pública de ensino.

A iniciativa se dará, em parceria com a Ufac, por meio da oferta de capacitação para mediadores que atendem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os recursos que possibilitam a parceria são oriundos de emenda parlamentar alocadas pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro.

O promotor de Justiça Abelardo Townes destacou a importância da união das instituições em prol da causa de pessoas com TEA. Ele explicou que o MPAC solicitou à Ufac a oferta de curso de capacitação de professores mediadores para os profissionais das redes estadual e municipal.

“Foi uma reunião muito exitosa porque já ficou acordado que será formado um grupo de trabalho a fim de formular as diretrizes do curso de capacitação para professores mediadores da rede pública municipal e estadual, a ser realizado pela Ufac, e, em contrapartida, o deputado Eduardo destinará a quantia de 120 mil reais para a concretização desse curso”, disse.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da parceria. “Essa é uma ação importante de capacitação de profissionais que lidam com alunos nas escolas públicas, especialmente aqueles com transtornos do espectro autista. Estou muito feliz com essa parceria entre a Ufac e o Ministério Público, viabilizada pela emenda parlamentar do deputado Eduardo Ribeiro”, comentou.

O deputado Eduardo Ribeiro ressaltou a união entre as instituições para dar prioridade às demandas de crianças com TEA nas escolas. “Tratamos sobre uma emenda que vamos disponibilizar para serem feitos cursos para mediadores com capacitação no TEA, em parceria com a Ufac. A união das instituições é fundamental para encontrar soluções para a sociedade”, afirmou.