Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de fevereiro de 2025 06:42

Missa de corpo presente, emoção e lágrimas marcam despedida da Irmã Nair

nair oooo

O último adeus a irmã Nair Terezinha, diretora geral do Hospital Geral de Cruzeiro do Sul, no final da tarde deste domingo (26), foi marcado por uma missa de corpo presente celebrado pelo Bispo D. Flávio Geovenale e concelebrados pelos demais padres da Diocese onde foram prestadas as últimas homenagens.

Depois da missa o corpo da irmã Nair foi transportado na viatura do Corpo de Bombeiros numa grande carreata que teve seu momento mais emocionante quando o cortejo passou em frente ao Hospital Regional do Juruá dirigido pela mesma durante 15 anos cuja administração mudou a história da saúde no vale do Juruá.

Um dos profissionais da saúde mais próximos da Irmã Nair, o médico Dr. Marcos Lima, em sua emocionada despedida destacou a figura de uma mulher de fala mansa, voz baixa, aparência frágil, porém, por dentro uma mulher de fibra, caráter e personalidade inabalável, pessoa impar, de dedicação sem horários e com um coração sem limites.

“Irmã Nair Teresinha Reichert, nascida em 28 de julho de 1952, na cidade de Piratuba, Estado de Santa Catarina, filha de Pedro Justino Reichert e Elvira Reichert.

Veja a homenagem:

Irmã Nair iniciou sua vida religiosa aos 21 anos de idade, em 1973, ao ingressar na Congregação Religiosa Servas de Maria Reparadora, na cidade de Capinzal. Mudou-se para o Acre onde formou-se em enfermagem pela Universidade Federal do Acre, dedicando-se por mais de 40 anos de sua vida à cuidar da saúde do povo acreano, passando pelo Hospital Santa Juliana, onde foi responsável pelas primeiras reformas e inauguração da UTI, além da Fundação Hospitalar do Estado do Acre e desde sua inauguração, em 2007 estava administrando o Hospital Regional do Juruá.

Mulher de fala mansa, voz baixa, aparência frágil. Porém, por dentro era uma mulher de fibra, caráter e personalidade inigualável. Pessoa impar, de dedicação sem horários, com um coração sem limites. Sempre lutou para uma saúde de qualidade à todos e sempre ofereceu o melhor de sí para quem precisasse.

Durante o período que esteve à frente do Hospital Regional do Juruá, Cruzeiro do sul foi referência em saúde pública, tendo seu trabalho admirado e elogiado por diversos representantes. Milhares de vidas foram resguardadas devido à excelência de sua gestão, honestidade e compromisso com a saúde pública.

Chorou a perda de cada um dos colegas que sucumbiram para o COVID. Mas, estava à frente da batalha, nunca recuou. Buscou recursos para minimizar e diminuir ao máximo a morte dos cruzeirenses.

Acreditou em cada um de nós, confiando sua vida aos colegas que cuidaram da sua saúde.

Viveu, prosperou, foi exemplo de bondade e honestidade.

Muito obrigado Irmã Nair por tudo o que

fez em prol da saúde de todos aqueles

que passaram por onde esteve, sempre

com tanta dedicação e tanto carinho.

Agradecemos também pela maneira única com que sempre administrou o Hospital Regional do Juruá, cuidando tão bem não só dos pacientes como também dos colaboradores e no trato honesto com o dinheiro público. Vá em paz querida Irmã e que Deus lhe receba em sua morada eterna.

O bioquímico e proprietário do Labsul – Diagnósticos Clínico Laboratoriais (Labsul), amigo de longa data da irmã Nair, pesaroso, destacou que Cruzeiro do Sul e a saúde da região perde uma personalidade das mais honestas e capacitadas que deu grande contribuição as conquistas do Hospital Regional do Juruá.

O sepultamento do corpo da religiosa foi realizado no cemitério dos religiosos no Seminário Maior, ao lado da capela de Santa Teresinha.