Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 20:36

Momento crítico da saúde na Regional do Juruá, devido a Covid-19, com muitas mortes e apenas duas vagas de UTI’s disponíveis

Muitas mortes no final de semana e UTI com apenas duas vagas toranm preocupante a situação da saúde na Regional do Juruá que está a beira do colapso

A pandemia do novo Coronavírus se agrava na Regional do Juruá, mesmo com a construção do Hospital de Campanha, em tempo recorde pelo governador Gladson Cameli, com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 20 semi-intensivos, 60 de enfermaria. A moderna estrutura de atendimento está a beira de um colapso e tem disponíveis apenas duas UTI’s vagas.

As informações repassadas pelo Hospital Regional do Juruá, sobre o número de internados no Hospital de Campanha é muito preocupante. Na manhã desta segunda-feira (01) estão internados 83 pacientes, sendo 66 na Clínica Medica Covid e 18 na UTI-Covid (12 de Cruzeiro do Sul, 5 de Mâncio Lima e um de Rodrigues Alves).

No final de semana foram registradas quatro altas hospitalares, mas infelizmente desde a última sexta-feira aconteceram sete mortes. Na manhã desta segunda-feira ocorreram mais dois óbitos – do funcionário público municipal José Francisco de Anchieta, mais conhecido por Bomfim e do ex-vereador de Rodrigues Alves, Evanildo Almeida.

Das pessoas mais conhecidas, vítimas da Covid-19 no final de semana o administrador do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Antônio Hermenegildo Jucá, o empresário Antônio Angenor Correia da Silva e na manhã desta segunda-feira, Bomfim e o ex-vereador e presidente da Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves, Evanildo Almeida.

O empresário Antônio Angenor Correia da Silva, 79, estava internado no hospital de Campanha há aproximadamente 10 dias onde lutava pela vida, mas infelizmente não conseguiu superar a doença, apesar dos cuidados médicos e morreu na noite deste domingo (31).

Tradicional comerciante de Cruzeiro do Sul há cerca de 10 anos Angenor trocou seu ramo de atividades do comércio de estivas para o de pecuarista e atualmente era investia na psicultura com a criação de peixes.

O jovem servidor público José Francisco de Anchieta Rebouças Bomfim, mais conhecido na cidade por Bomfim, que trabalhou por muitos nas empresas do empresário Raimundo Oliveira, havia sido empossado no cargo de funcionário público municipal, depois de aprovado em concurso público e pela sua formação em Contabilidade assumiu o Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Ele estava internado no Hospital de Campanha há cerca de 30 dias e com o agravamento de seu estado de saúde teve que ser entubado, mas nçao resistiu e morreu nesta segunda-feira.

A outra vítima, Evanildo Almeida, ex-vereador e ex-presidente do Sindicato dos Pescadores de Rodrigues Alves, ficou internado por quatro dias no hospital do município e depois foi transferido para o Hospital de Campanha onde ficou recebendo tratamento durante três dias. Foi encaminhado à UTI, mas não resistiu e foi a óbito nesta segunda-feira.

Um médico avalia como muito crítico o atual momento pela situação das vagas no Hospital de Campanha e mostra sua preocupação com a quantidade de pessoas internadas na unidade. Ele entende que estão sendo necessárias medidas mais rígidas do governo do Estado e da prefeitura para conter o avanço da doença que pode causar muito mais mortes.

Segundo o médico medidas restritivas mais rigorosas com referência a circulação de pessoas precisam ser imediatas porque a população não está colaborando, principalmente quando não adere a orientação de usar a máscara quando estiver nas ruas e ainda as demais medidas sanitárias orientadas pelas autoridades o que tem gerado com certeza o aumento do número de casos da doença.