Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 01:54

Moradores do Val Paraíso estão sendo ameaçados de expulsão de suas terras sem nenhum direito, denuncia o vereador Márcio da Farinha

Moradores do Valparaiso denunciam que estão sendo ameaçados de expulsão das suas terras no seringal Valparaiso

Uma grave denúncia feita ao vereador Márcio da Farinha (PSDB) por moradores do Seringal Valparaíso que compareceram à Câmara Municipal, na noite da última terça-feira (10), em busca de apoio, mostra que um dos filhos do proprietário do seringal, o senhor Manoel Batista Lopes, conhecido por Gleisson, tem ameaçado os moradores de expulsão do local que moram há dezenas de anos, inclusive com ameaças e intimidação.

“Ele é o Gleisson que está ameaçando todas as pessoas que moram no seringal, como eu, que moro há 24 anos na terra sem dar nenhum tipo de direito e não vamos sair de maneira nenhuma”, afirma revoltado o agricultor Anísio que denuncia que como filho do dono do seringal ter feito ameaças e intimidações e até entrado na casa das pessoas para tomar o motosserra e em algumas vezes está acompanhado de um suposto policial.

Um dos moradores nasceu no seringal onde constituiu sua família e mora no local há 60 anos está sendo ameaçado de expulsão

Outro morador mora há 60 anos no local, onde nasceu, se criou, constituiu sua família e agora está sendo ameaçado de expulsão. Dona Maria Lindalva mora no local há 16 anos, Anísio mora há 24 anos e José Francisco mora no local há 15 anos. Os moradores que vieram à Cruzeiro do Sul em busca do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) buscaram também o apoio da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul em busca de uma solução para a ameaça.

O vereador Márcio da Farinha, que é filho de agricultor e também foi agricultor por muitos anos, na tribuna da Câmara Municipal fez a denúncia do abuso de poder e ameaças feitas pelo filho do dono do seringal que tem ido ao local desacatar e tentar expulsar das terras do seringal os moradores que pelo tempo que tem morando na terra tem todo o direito de permanecer na mesma de acordo com a Lei do Usucapião.

“Sou filho de agricultor, fui agricultor e tenho conhecimento daqueles patrões que maltratavam os moradores, teve muitos patrões perversos e os que estão vivos estão na miséria. Infelizmente essa pessoa tem andado com um policial militar e fica ameaçando as pessoas que estão prejudicados e denunciam as ameaças e como parlamentar nesse município estarei ao lado do povo para o que for necessário”, disse o vereador na tribuna.

Márcio da Farinha manifestou total apoio aos moradores do Valparaíso para buscar junto as autoridades uma solução que garanta a manutenção dos moradores em sua terra e destacou que com certeza os vereadores estarão a disposição para interceder para que o filho do proprietário do seringal não consiga tirá-los da terra.

Durante a sessão todos os vereadores manifestaram apoio aos moradores do Valparaíso e o presidente da Câmara Municipal garantiu o apoio do procurador jurídico do legislativo para encaminhar da melhor maneira junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais que já está ciente do problema para garantir a posse dos moradores em sua terra.