Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de fevereiro de 2025 10:11

MP na Comunidade realiza edição especial para mulheres na Vila Acre

WhatsApp-Image-2023-03-19-at-09.19.42-1-1536x1023 (1)

Neste sábado, 18, uma edição especial do programa “MP na Comunidade” promoveu, no bairro Vila Acre, a disponibilização de diversos serviços voltados às mulheres. O evento integra a programação alusiva ao mês da mulher do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e executou ações de garantia e promoção de direitos daquelas que estão passando por alguma vulnerabilidade ou não têm acesso fácil aos serviços públicos.

Foram oferecidos, na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza, serviços do MPAC e de mais de 20 instituições parceiras, incluindo emissão de documentos, atendimentos jurídicos, de saúde, assistência social, orientações sobre benefícios sociais e empreendedorismo, cortes de cabelo, oficinas de culinária, recreação infantil, aula de dança, oficina de criação de currículos, entre outros.

O MP esteve presente com o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz) e Ouvidoria Geral. Além destes, houve a primeira edição do “Escuta MP: com lupa de gênero”, projeto que presta informação, apoio e encaminhamentos jurisdicionais e extra jurisdicionais a vítimas de violência de gênero.

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento acompanhou a programação e falou sobre a importância da iniciativa de fazer uma edição especial do MP na Comunidade voltada especialmente à efetivação dos direitos das mulheres. O chefe do MPAC agradeceu ainda às instituições parceiras que somaram esforços para a realização do evento.

“Para o Ministério Público é muito importante esta ação, pois revela a nossa preocupação em estar perto da sociedade. Esta é a segunda edição do projeto MP na Comunidade voltada especificamente para as mulheres, com diversos serviços direcionados ao público feminino. Além de estarmos aqui envolvidos com a sociedade neste primeiro momento, pretendemos fazer um levantamento das demandas trazidas pela comunidade local para atuarmos na resolução de problemas pontuais vividos por esta comunidade”, afirmou.

Para a coordenadora do MP na Comunidade, procuradora de Justiça Rita de Cássia Nogueira, a realização do projeto com essa temática é muito significativa, levando em conta os altos índices de violência contra mulheres no Acre, sendo fundamentais ações conjuntas para o enfrentamento desta realidade.

“Sabemos que ainda existe uma discriminação muito grande entre homens e mulheres e o reflexo dessa discriminação é a violência. A Vila Acre tem um alto índice de violência contra a mulher e este foi o motivo de escolher esta região para fazer essa ação de cidadania e jogar luzes sobre o problema da discriminação”, explicou.

Uma das atendidas pelo projeto foi a dona de casa Edilene Souza, que foi ao evento buscar orientações jurídicas e aproveitou a oportunidade para assistir uma oficina de culinária e levar suas três filhas para acessar o serviço de corte de cabelo. “Eu vim por causa das informações jurídicas, mas também vou assistir à aula de bolo e trouxe minhas filhas também para cortar o cabelo. Foi uma ótima ideia trazer esses serviços para cá, estamos aproveitando bastante”, disse a moradora.

Solidariedade e lazer

Além dos serviços para promover a cidadania, a edição especial do MP na Comunidade voltado às mulheres contou ainda com ações solidárias e momentos de lazer para as participantes.

Por meio de uma campanha, o MPAC arrecadou itens como roupas, sapatos e bolsas, que foram doados neste sábado a mulheres em situação de vulnerabilidade. Houve ainda, durante o evento, apresentações artísticas e espaços para recreação.

“O sentimento que temos é de gratidão pela comunidade estar recebendo tantos serviços e ser acolhida em tantas áreas como saúde, beleza e gastronomia. Isso traz cidadania para mais perto da população e nos deixa bastante contente “, frisou Gilderlene Carvalho, diretora da escola Zuleide Pereira de Souza.

Foram parceiros nesta edição do MP na Comunidade: Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Defensoria Pública, Ieptec, Casa Rosa Mulher, Patrulha Maria da Penha, Hospital do Amor, Senac, Sebrae, Banco do Brasil, INSS, Exército, Energisa, OCA, Centro Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Receita Federal, Hoje Cosméticos , Roda Viva, Real Convênios e Maria das Dores – Avon.