Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de novembro de 2024 00:46

MPAC garante esforços para que pistas de aeródromos operem em boas condições

Encontro tratou sobre a situação dos aeródromos dos dois municípios remotos do Acre, os quais recentemente foram fechados por recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, acompanhada pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Sammy Barbosa Lopes, se reuniu nesta sexta-feira, 8, com o senador Sérgio Petecão e os prefeitos de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, Isaac Piãnko e César Andrade. A reunião foi realizada no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), com a presença do presidente, conselheiro Ronald Polanco.

O encontro teve a presença dos prefeitos Isaac Pianko e César Andrade, do senador Sérgio Petecão e do presidente do TCE/AC, conselheiro Ronald Polanco entre outras autoridades

O encontro foi para tratar sobre a situação dos aeródromos dos dois municípios remotos do Acre, os quais recentemente foram fechados por recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na ocasião, a PGJ contou que o MPAC, chegou a receber denúncias em relação às más condições das pistas de pouso dos dois aeródromos, indicando que estas apresentavam riscos à população.

Procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo explica ação do MPAC no caso das pistas dos municípios do interior do cale do Juruá

A chefe do MP acreano informou que ao receber as denúncias encaminhadas à Unidade Ministerial do MPAC em Cruzeiro do Sul, o promotor de Justiça responsável solicitou imediatamente um estudo técnico, que foi feito pela equipe do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, o qual, de fato, constatou que as pistas dos dois aeródromos estavam em condições inapropriadas para pouso e decolagem.

“Diante disso, o MPAC encaminhou o relatório do NAT para que a ANAC tomasse conhecimento e buscasse junto aos órgãos competentes, a resolução para o problema, de forma que a população das duas cidades não ficasse exposta a riscos e também não se prejudicasse com isolamentos”.

“A decisão do fechamento dos aeródromos foi da Anac e não do MPAC. Mas logo que tomei conhecimento acerca das interdições, entrei em contato com o governo do Estado que informou que as providencias já estão sendo tomadas. Há, inclusive, uma balsa chegando a Cruzeiro do Sul, com material para a execução da obra e o MPAC vai acompanhar todo o trâmite da execução”, garantiu a chefe do MP acreano.

O senador Sérgio Petecão agradeceu à PGJ pelo empenho e sensibilidade. “O MPAC se comprometeu em nos ajudar para resolvermos o mais rápido possível essa situação. Muito obrigado à doutora Kátia Rejane pelo empenho e sensibilidade em prol dos dois municípios”, agradeceu o senador.