Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 16:56

MPAC leva Projeto Txai e OBSGênero ao Festival Cultural Mani Huxi nas terras indígenas Katukinas

eae36a12-abed-4358-8498-440e6b25a9c5

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do projeto “TXAI – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas” em parceria com o Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero), participou, nos dias 13 e 14 de julho, do X Festival Cultural Mani Huxi, realizado na Aldeia Xinã Bena, nas terras indígenas Katukinas, em Feijó. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas.

Na ocasião, o servidor do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial do MPAC (Natera), Diego Oliveira, apresentou o projeto que visa fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do Acre, por meio de um conjunto articulado de ações e iniciativas, dentro da atribuição do MP acreano, visando conferir maior resolutividade à ação ministerial na temática indígena.

A coordenadora administrativa do OBSGênero, Otília Amorim, conduziu uma roda de conversa sobre violência doméstica. Em sua apresentação, Otília abordou questões cruciais sobre a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero, oferecendo um espaço de escuta e orientação para os participantes.

A ação foi realizada a convite de Ronildo Fernandes Kaxinawa, o cacique Bixku, que solicitou a participação do MPAC no evento, destacando a relevância do tema abordado para a comunidade local.