Na manhã desta terça-feira (16) depois de uma noite de muita chuva o nível do Rio Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo, chegou à marca de 10,97 metros. Na tarde de segunda-feira a enchente estabilizou por poucas horas, mas voltou novamente a aumentar principalmente pelas fortes chuvas nas cabeceiras e tem causado muitos transtornos à população.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Fabiana Costa, as fortes chuvas e a alagação têm causado desbarrancamentos. 15 casas no bairro Baixada do Rial estão em risco de serem levadas. Outras 125 casas estão com as águas do Rio Amônia embaixo das mesmas e sem energia desligada pela Energisa pelos riscos do nível das águas.
Fabiana Costa destaca que o prefeito Isaac Pyanko (PSD) tem tomado as providências necessárias para amenizar os problemas acarretados pela enchente do Rio Juruá e já visitou todas as áreas afetadas para verificar de perto a situação. Na segunda-feira o prefeito visitou as comunidades ribeirinhas do Rio Amônia para avaliar a situação da enchente.