Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de dezembro de 2024 12:24

Mulheres e parentes de presos fazem protesto pela volta de visitas e falta de comunicação

PENAL1 (1) 900

Mulheres e parentes de presos realizam, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), uma manifestação na entrada de acesso ao Complexo Penitenciário do Juruá com reivindicações da volta as visitas e principalmente, neste momento que as visitas estão suspensas, que seja restabelecida uma comunicação porque a maioria estão sem saber a situação dos presos.

A comunicação neste período está sendo feita através de cartas, mas as esposas reclamam que as cartas não estão chegando aos presos. ”Com tudo aberto, inclusive os bares não tem como deixar as nossas visitas paralisadas, queremos que retorne imediato, porque eles já estão pagando pelo crime que cometeram e por causa da pandemia todos sofremos ainda mais com esse isolamento” disse a esposa de um preso.

A irmã de dois presos protesta contra a falta de comunicação e alega que um dos irmão estava com dengue e Covid e jogaram spray de pimenta dentro da cela e ele passou mal”, reclama.

Por volta das 09:45 horas a via foi desobstruída por polícias penais com apoio da Polícia Militar que estava no local para garantir a segurança e o direito de ir e vir. Os policiais penais retiraram os galhos de árvores da via e cortaram um fio estendido.

Apesar da desobstrução da via as manifestantes mantém o protesto enquanto aguardam a resposta da direção e se encaminharam para a frente do complexo penitenciário. Uma comissão de mulheres está neste momento reunida com a direção do complexo penitenciário para tratar sobre as reivindicações.

“É uma humilhação a forma com que nos tratam até para entregar o material. Pelo menos as cartas tem que ser entregues”, reclama. “Aqui fora tá tudo aberto, isso não é justo”, desabafa uma esposa.