Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a carreta do Hospital de Amor ficará em Mâncio Lima do dia 07 a 17 de maio. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de PCCU e mamografia, atenderá por dia 60 mulheres.
A unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, a carreta de Amor, estacionou na manhã desta segunda-feira, 10, no pátio da Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas em Mâncio Lima, a carreta ficará no município de 07 a 17 de maio, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia as mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, agradeceu pela ação, que oportuniza exames importantes na prevenção de doenças sem grandes deslocamentos para as mulheres neste momento de pandemia do Coronavírus.
O atendimento descentralizado também busca facilitar o acesso para mulheres que não têm condições de se locomover até a sede do Hospital de Amor. Após a coleta, os exames são enviados pra análise em Rio Branco, onde tem uma filial e, posteriormente, devolvidos para a Secretária Municipal de Saúde.
Derlandia Pedroza veio da zona rural do município, na comunidade Pentecostes, há três anos perdeu sua filha de 23 anos de idade para o câncer. Em sua família já há histórico de outras pessoas diagnostica com a doença. Atenta, e como forma de prevenção contra o câncer de mama, a dona de casa realiza exames periódicos e, desta feita fez questão de comparecer no primeiro dia de atendimento.
“Se a minha filha tivesse tido a oportunidade de realizar um exame desse ele ainda estaria comigo. Eu tive alterações nos meus exames de NIC 1, 2 e 3 mas, como estava no início, o tratamento foi eficaz e passei a realizar o exame com mais frequência, sempre digo que a prevenção é o melhor remédio, como na minha família tem histórico de casos de câncer eu faço constantemente o exame de mama”, ressaltou a Derlandia Pedroza.
“Neste atual momento em que estamos vivendo trazer saúde para a nossa gente é muito importante, esse gesto, representa muito, além da saúde física, é também cuidar da saúde espiritual e mental. Que as nossas mulheres não percam essa oportunidade de usufruir o que há de melhor em termos de saúde preventiva, deixar de lado o medo e cuidar de sua saúde”, falou Ângela Valente, vice-prefeita de Mâncio Lima.
Conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, em novembro de 2017, a instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar “Hospital de Amor”
“Hoje a palavra que melhor resume este momento é gratidão, gratidão pelo gesto de amor e carinho da gestão atual bem como do Hospital do câncer de Barretos, nossas mulheres recebem um grande presente neste que é o mês delas, o mês de cuida da saúde, de cuidar de si mesma, superando as dificuldades e prevenindo contra o câncer de mama, quem ganha com esta ação são as centenas de mulheres de nossa cidade”, finalizou Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.
O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos é uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo.