Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de janeiro de 2025 09:22

Lockdown: aglomeração em supermercados e movimento intenso em postos de combustível

Movimento intenso nos caixas dos supermercados

No final da tarde desta sexta-feira (12), véspera do primeiro lockdown determinado pelo Decreto 8.147/2021, do governo do Estado do Acre, se formou uma grande aglomeração nos caixas dos supermercados e mercantis devido ao fechamento dos mesmos neste sábado (13) e no domingo (14) como medida preventiva contra a Covid-19.

Estacionamentos lotados

A decisão do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, de fechar os estabelecimentos comerciais nos finais de semana, o lockdown, tem como meta reduzir o risco de crescimento dos casos e dar tempo para o sistema de saúde se preparar para proporcionar o atendimento adequado às pessoas acometidas das formas mais graves da doença.

Mercantis nos bairros lotados e muita aglomeração
Longas filas para atendimento

Com a decisão referendada pelo governador Gladson Cameli, que vem alertando da possibilidade de medidas mais duras como o fecha-tudo, caso a população não colabore o que vai ser constatado pela diminuição do número de pessoas infectadas internadas nos hospitais de campanha o Estado, este fim de semana é o primeiro lockdown determinado.

O gerente de um supermercado se mostra preocupado com o grande número de clientes que se aglomerou, principalmente no final desta tarde e ainda pela decisão das pessoas de comparecerem com crianças. “Garantimos os cuidados básicos orientados pelas autoridades, como uso de álcool em gel, pia para lavar mãos, mas todos precisam colaborar”, disse.

No interior dos supermercados se constatou que se formaram longas filas para atendimento nos caixas e apesar das marcações de distâncias feitas no chão, muitas das pessoas estavam muito próximas umas das outras. Em mercantis nos bairros o problema da aglomeração foi ainda maior devido ao pequeno espaço e as pessoas ficaram muito próximas umas das outras.

Nos postos de combustíveis, que também estarão fechados para o atendimento ao público neste final de semana o movimento também foi muito intenso durante todo o dia e no fim da tarde começo da noite muitos veículos estavam sendo abastecidos. O gerente do Auto Posto Cruzeiro, no centro da cidade, destacou que tudo transcorreu na normalidade.

Movimento intenso durante todo o dia e início da noite nos postos de combustíveis

“Aqui temos a oportunidade de manter o distanciamento, nossos postos estão trabalhando dentro das normas do decreto da Covid-19 e apesar do movimento intenso não tivemos problemas de filas para abastecer porque a estrutura é muito boa e conseguimos atender nossos clientes da melhor maneira possível”, avalia Arenilson Paixão.

Nos caixas eletrônicos das agências bancárias, que poderão abrir no neste período de lockdown, o movimento no final da tarde estava tranquilo. Por voltas das 19:00 horas, na agência principal do Banco do Brasil poucas pessoas faziam uso dos terminais. Na agência da Caixa Econômica Federal, no início da noite, havia uma fila de carros de clientes.

Terminais eletrônicos da agência do Banco do Brasil estavam vazios no início da noite