Uma extensa programação marcou, neste final de semana, o Primeiro Encontro da Nação Gianense, que reuniu amigos moradores do bairro da Gia, atual João Alves, que há muitos anos não conseguiam se reunir para uma boa conversa, mesmo alguns deles sempre visitando de vez em quando Cruzeiro do Sul.
A ideia do encontro nasceu no ano passado depois de uma conversa entre o radialista Nonato Costa e os amigos José Pedrosa, na época conhecido como Falcão do bairro da Gia pela sua elegância como jogador de futebol, que há cerca de 30 anos mora em Manaus e Haroldo Onofre, que também mora há muitos anos em Rio Branco.
Na conversa Haroldo Onofre lamentou que mesmo vindo em Cruzeiro do Sul com bastante frequência não conseguia encontrar e rever os amigos da sua infância e juventude porque a maioria deles não morava mais no bairro e também ele não sabia onde moravam e outros tinham ido morar fora do estado, como ele próprio.
“Sai daquela conversa pensativo no que o Haroldo tinha falado e pensei que nesta era da internet poderia haver uma facilidade para localizar os amigos do bairro da Gia para juntar todos para uma conversa. Depois falei com o Haroldo e dei um primeiro passo de criar um grupo de whatsapp, “os amigos do bairro da Gia”, disse Nonato Costa que passou a coordenar os contatos.
Nonato lembra que depois da criação do grupo de whatsapp passaram a adicionar os amigos que moram na cidade e os que moravam fora e o grupo foi crescendo porque quando se adicionava um que morara fora ele já conhecia outro e o grupo foi crescendo e unindo muitas pessoas da época moradores do bairro da Gia”, lembra.
Com o passar do tempo surgiu a ideia de reunir os amigos que estavam no grupo de whatsapp em Cruzeiro do Sul num grande encontro presencial para um bate-papo para recordar o passado. “Lançamos a ideia que foi muito bem aceita, mas coincidiu com o período forte da pandemia e o encontro foi adiado”, disse Nonato.
Agora, depois da diminuição do número de casos, há cerca de um mês, os contatos retornaram e o grupo decidiu realizar o encontro nos dias 13 e 14 de agosto, coincidindo com a festa de Nossa Senhora da Glória, momento que foi iniciada a organização com a escolha da temática com muitas coisas bonitas do que foi o bairro da Gia há muito tempo.
“A temática foi escolhida – saudade, rever e abraçar – e acertada uma programação. Descobrimos que poderíamos fazer uma coisa bonita para lembrar como foi o nosso bairro naquela época e graças à Deus o encontro foi realizado há muitas mãos, num grande sucesso com o apoio de muitas pessoas que garantiram o suporte financeiro”, ressalta o coordenador.
Na programação houve uma carreata pelas ruas do bairro que teve a participação de mais de 100 veículos e com o encerramento na casa do Puro Maravilha e uma queima de fogos no local da padaria Santa Cruz que era do senhor Neném Padeiro, saudoso pai do radialista Nonato Costa.
Na sexta-feira houve ainda um encontro no tradicional Bar do Bil Kid com uma rodada de conversas e também momento de oração feita pelo pastor Miranda que mora em Maués e teve a oportunidade de participar do encontro que teve relatos muito interessantes com histórias da época passada.
Na noite de sexta-feira aconteceu um jantar de confraternização no Restaurante Modelo, na Avenida 25 de Agosto, com a participação de mais de 80 amigos. No sábado, dia 14, aconteceu o Jogo da Saudade entre Gianos de Cruzeiro do Sul x Gianos de Fora, realizado na Arena do Boy, na estrada do Moura Piranga e em seguida um churrasco de confraternização.
“Foi um momento muito emocionante, na lateral do campo de futebol foram colocadas placas com publicidades das antigas empresas do bairro da Gia – Fábrica de Maletas de madeira, do seu Chagas da Nega Cabeção que eram trabalhadas artesanalmente e enviadas para Manaus, Fábrica de Sabão e Fábrica de colchão de Capim do seu Chico Trovão, entre outras”, destaca Nonato.
Nas camisas das equipes, em mais uma homenagem emocionante estavam estampados acima da numeração nomes dos moradores antigos e personagens que fizeram a história do tradicional bairro João Alves – senhor Lindolfo Onofre, Manoel Quebra Osso, Seu Tito, dona Nega, Rosa Mulambo, Neném padeiro, Manoel Quilo e Meio, Seu Cícero, Dilson Magalhães – e tantos outros.
“Na qualidade de coordenador do grande evento que teve na partida de futebol a presença de quase mil pessoas quero agradecer a todos os amigos que contribuíram de maneira espontânea e financeira para a realização do encontro e o sucesso foi tamanho que todos entenderam que será novamente organizado o segundo encontro”, agradece o organizador ao aproveitar para fazer um agradecimento especial ao publicitário Kalil Costa, seu filho, que mora em São Paulo, mas deu um apoio total na parte de marketing e criação publicitária inclusive das camisas das equipes.
“Pedimos ao Kalil para ajudar e desenvolver as ideia na parte do marketing das placas de publicidades e das homenagens aos entes queridos. Ele fez um trabalho maravilhoso que foi facilitado porque desde criança ele ouvia muito as histórias do bairro da Gia e o resultado do trabalho dele foi maravilhoso e gostaria de agradecê-lo porque mesmo de longe ele mostrou um empenho e um carinho muito grande com nosso evento”, finaliza.
Ouça depoimentos de alguns dos participantes:
Deputado Edvaldo Magalhães, tinha na sua camisa estampado o nome do pai, Dilson Magalhães:
Empresário Boy, nascido no João Alves, foi o anfitrião do Jogo da Saudade em sua chácara na estrada do Moura Piranga:
Osvaldo Carrasco, gianiense que mora em Rio Branco, atual presidente da Rio Branco Previdência:
Empresário Valdim Jucá, na foto com os irmãos Luiz Antônio e Nonato Costa:
Empresário Marcão, do Mercantil Modelo, gianiense da gema e grande incentivador e colaborador do evento, na foto com o empresário Boy: