Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de janeiro de 2025 17:24

Nem só de futebol vive o torcedor brasileiro

Nem só de futebol vive o torcedor brasileiro - imagem Canva (1)

O Brasil é há muito tempo considerado o país do futebol. Desde que começou a ser jogado por aqui, no final do século XIX, esse esporte ganhou cada vez mais praticantes e admiradores. Hoje, estima-se que existam no país mais de 800 clubes de futebol profissional que empregam mais de 20 mil jogadores, além de uma quantidade ainda maior de times amadores.

O advento da internet

Para cada clube existe uma legião de fãs ávidos por acompanhar ao vivo as partidas. Como nem sempre é possível assistir aos jogos in loco, os torcedores recorrem às transmissões. Foi assim no tempo em que as partidas eram transmitidas apenas pelo rádio, chegando depois pela televisão aberta, posteriormente pelos canais por assinatura e, atualmente, pela internet.

O advento da internet facilitou não só a vida dos torcedores de futebol, mas também de várias outras modalidades esportivas. Conforme um infográfico publicado no blog da ExpressVPN, que ilustra os esportes mais assistidos online no Brasil, o futebol está em primeiro lugar, seguido pelo UFC e a Fórmula 1, empatados em segundo lugar. Não podemos negar que, no campo dos esportes, o futebol continua sendo a grande paixão nacional.

Além da grande preferência dos brasileiros pelo futebol, outro fator que contribuiu para a fama de país do futebol foi termos sido os primeiros a conquistar três vezes o título da Copa do Mundo. Isso nos deu o direito de ficar de forma definitiva com a Taça Jules Rimet: antes disso, ela era devolvida à FIFA a cada novo Mundial, para que pudesse ser entregue ao novo campeão. O fato de sermos os únicos a ter participado de todas as Copas, além de aqui ser a terra natal de Pelé, conhecido como o Rei do Futebol e eleito o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional, também contribuíram para essa distinção.

Outros esportes amados pelos brasileiros

Com o posto de esporte mais amado do país garantido para o futebol, restou aos outros esportes disputarem o segundo lugar na preferência dos brasileiros. Dos anos 1980 para cá, essa posição teve vários postulantes, pela entrada em evidência de ídolos em diversas modalidades, tais como:

Vôlei – Em 1984, o vôlei era considerado o segundo esporte preferido dos brasileiros, em grande parte pela conquista da então inédita medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Os destaques do time masculino eram Bernard, com o famoso saque “jornada nas estrelas”, e Renan.

Basquete – Em 1987, o basquete parece ter conquistado os brasileiros, com a medalha de ouro alcançada após a vitória do Brasil, liderado por Oscar Schmidt, sobre o time dos Estados Unidos no Pan-Americano de Indianápolis.


imagem: Canva

Fórmula 1 – Entre 1988 e 1991, Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais da categoria e entrou para a galeria dos maiores vencedores desse esporte. As vitórias a cada corrida enchiam os brasileiros de orgulho ao ouvir nosso hino ser tocado e ver nossa bandeira constantemente no alto do pódio.

Tênis – Gustavo Kuerten foi quem fez do tênis um dos esportes mais populares do Brasil entre 1997 e 2001, quando conquistou o tricampeonato do torneio de Roland Garros, na França. Seu jeito simples e espontâneo garantia uma grande identificação dos torcedores com o atleta.

Outros esportes, tais como o atletismo, a ginástica artística e as artes marciais também já estiveram em evidência. E é só uma questão de tempo até um novo esporte ocupar a segunda colocação entre os preferidos dos brasileiros. Mas uma coisa é certa: o futebol ainda será por muito tempo a preferência nacional.