Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de fevereiro de 2025 02:52

Nível do Juruá chega a cota de alerta que chama atenção da Defesa Civil, mas ainda não há transtornos

medição900

A Defesa Civil em Cruzeiro do Sul já entrou em ação para acompanhar a elevação do nível do Rio Juruá que atingiu sua cota de alerta, de 11,80m, nesta quinta-feira (17). Como o volume de águas subiu 20cm em menos de 12 horas e continua em elevação, o município está preparado para agir, em caso de uma enchente que afete as famílias ribeirinhas.

Ao ultrapassar a cota de alerta, a água já chega nos quintais de alguns bairros, como da Lagoa. Mas, ainda não há grandes transtornos aos moradores já que eles são habituados a conviver tendo utilizar canoas para sair de casa em períodos de cheias.

No entanto, o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, disse que já estão em monitoramento diário, pois se o nível continuar subindo no mesmo ritmo dos últimos dias, poderá chegar a cota de transbordo, que é de 13m, e começar a alagar as casas em alguns bairros da cidade.

“Choveu bastante ontem, principalmente, para a região de Porto Walter, do Mirim, o que é muito significativo para Cruzeiro do Sul essa elevação naquela área. Ainda estamos longe de ter que remover alguns moradores, porque isso só acontece quando chega a atingir a cota de transbordo, afirmou Lima.

Segundo o coordenador, o município já está com um plano de contingência montado para colocar em prática, caso haja necessidade como ocorreu no ano passado quando milhares de moradores tiveram que deixar suas casas por conta da grande enchente.

“Já estamos com toda equipe pronta, fazendo o monitoramento como nos outros anos, cumprindo uma determinação do prefeito Zequinha Lima. Com tudo pronto aguardando para atender se vier a acontecer algum incidente”, afirmou.