*Raimundo Carlos de Lima (Dindola)
Cada homem que se torna Pai deve ter uma visão própria sobre o que é ser Pai. Eu também tenho minha percepção do que é ser Pai. Aliás, não apenas ser pai, mas o que deve ser um bom Pai. E tenho tentado ser. Não sei se tenho conseguido.
Para iniciar, eu diria que o Pai é um ser auxiliar da gloriosa Mãe, a “número 1” na vida de um filho. Já dá pra perceber que seria mais fácil falar sobre o Filho e sobre a Mãe. Se tivéssemos o “Dia do(a) Filho(a)”, seria bem mais fácil narrar, pois a tendência é se falar sobre os filhos. De fato, é bem mais fácil falarmos sobre filhos e netos, que são nossas maiores preciosidades, que nos causam tantas alegrias e, via de regra, muitas satisfações. Esse é o meu caso e acredito que também dos meus parentes, amigos e outros mais que são Pais.
E também creio que milhões de Pais compartilham de minha visão de que, para ser um bom Pai é necessário, não apenas prover o sustento e dispor aos filhos as necessidades materiais, mas, antes de tudo dar-lhes atenção, carinho, compreensão, respeito, liberdade com limites, boa orientação e mostrar-lhes, sempre que disser “não”, o “porquê” do não para que eles possam compreender que o “não” é importante. Sem o “porquê”, esse não representa tão-somente uma repreensão, causando assim uma revolta que pode se voltar contra o Pai.
Então, ser Pai nada mais é do que ter produzido a obra mais valiosa e mais importante de sua vida: o Filho. É isso!
No meu caso, e creio ser o caso de muitos e muitos, de um ano e meio para cá me sinto mais orgulhoso e feliz com meus dois filhos, Hugo Giordano e Thomás Henrique, que também se tornaram Pais e têm desempenhado o papel de ótimos Pais.
Então, PARABÉNS ao Hugo Giordano e ao Thomás Henrique pelo DIA DO PAIS! Parabéns também aos meus demais parentes e amigos que têm desempenhado o papel de bons Pais, com atitudes, exemplos e palavras!
FELIZ DIA DOS PAIS!
*Cruzeirense, economista e escritor
A bela mensagem do Dia dos Pais, acima, é do amigo e ilustre escritor cruzeirense Dindola – Raimundo Carlos de Lima – que mora em Cuiabá há mais de 40 anos. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC) ele é autor do livro “Na Amazônia Ocidental – A Cidade Sede do Alto Juruá Revelada”, uma preciosidade com a história de Cruzeiro do Sul.
Depois de formado Dindola foi convidado para trabalhar em Brasília onde foi aprovado num concurso nacional da Receita Federal e por lá ficou. Há muitos anos mora em Cuiabá, mas, há mais de 40 anos, retorna com a esposa para rever familiares e nunca se separou do torrão natal. Mesmo distante, se manteve ligado numa pesquisa de muitos anos que resultou no livro.
“Meu pai era um carpinteiro, o senhor Possidônio, que montou uma mercearia onde trabalhei com ele. O casal teve seus cinco filhos primeiros no seringal e os três últimos na cidade”, lembrou o escritor numa entrevista a mim concedida em janeiro de 2016, por ocasião do lançamento do livro de sua autoria em Cruzeiro do Sul.
Aos poucos iniciei conhecer mais a figura humana, Dindola, que me cativou pela sua simplicidade. Na ocasião do lançamento do seu livro em Cruzeiro do Sul, que deixou o auditório da Biblioteca Padre Trindade Lotado, não pude participar por motivo de uma viagem de trabalho em Rio Branco, mas com prazer registramos nas páginas do Voz do Norte o evento.
Para minha felicidade, poucas semanas depois, nos encontramos em Rio Branco, onde ele foi realizar o lançamento do seu livro, que por sinal foi muito prestigiado pela comunidade da capital e pela colônia de cruzeirenses que moram em Rio Branco e tive a satisfação de apresentá-lo ao governador Tião Viana, que o recebeu em seu gabinete.
Para não me alongar, quero registrar da minha satisfação de ter conhecido o escritor e economista Dindola, cruzeirense que apesar de estar há muito tempo morando em outro estado do Brasil não esquece as suas origens e agora usa as redes sociais para aumentar sua rede de amizades. Estou muito feliz em tê-lo entre os amigos que trocamos mensagens.
FELIZ DIA DOS PAIS, AMIGO DINDOLA, nessa humilde homenagem surpresa do Jornal Voz do Norte – A Voz do Juruá, extensiva a todos os pais cruzeirenses, acreanos e brasileiros. SAÚDE PARA TODOS!!!