O governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), depois de concluir a pavimentação da pista do Aeroporto de Tarauacá, investe no cercamento da mesma para garantir a segurança no pouso das aeronaves e também a liberação pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) da implantação de iluminação.
Com investimentos de cerca de R$ 16 milhões na reforma e manutenção de cinco aeródromos do Acre (Porto, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Jordão e Feijó) o governo do Estado, para cumprir exigência da ANAC, recuperou no ano passado. A recuperação da pista do aeródromo de Tarauacá teve investimentos de R$ 2 milhões.
“Estamos cumprindo as exigências do padrão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o governador Gladson Cameli tem sido fundamental na condução de todo esse processo de manutenção do aeródromo de Tarauacá, para garantir o transporte aéreo para população”, afirmou o presidente do Deracre, Petronio Antunes na época da reforma da pista.
O aeródromo de Tarauacá estava sem manutenção há cerca de 15 anos. Durante execução da obra e por exigência da Anac, foi fechado para pousos durante a pandemia e passou a ser utilizado apenas em caráter emergencial, como o envio de doses da vacina da Covid-19 e transporte de pacientes.
Agora, o governo do Estado trabalha no cercamento da pista e os trabalhos estão bastante adiantados também para cumprir exigências da ANAC e garantir a segurança de pousos das aeronaves e impedir o acesso da população nas proximidades da área considerada de segurança pelos riscos.