Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de abril de 2025 14:58

Ondas de calor intensificam o consumo de energia e exigem atenção dos consumidores

Assessoria EAC (3)
As ondas de calor têm se tornado cada vez mais frequentes e intensas, impactando diretamente o consumo de energia elétrica. Com temperaturas elevadas, os consumidores recorrem a equipamentos como ar condicionado, ventiladores e refrigeradores por mais tempo, aumentando a demanda energética.
Para atender a esse crescimento, a Energisa tem investido na modernização da rede elétrica, na ampliação da capacidade de carga para novos clientes e na automatização do sistema, com a instalação de religadores que permitem transações remotas.
Outro fator que contribui para o aumento do consumo é o avanço tecnológico. A cada ano, novos equipamentos elétricos, como fornos, fritadeiras, robôs de limpeza e assistentes virtuais, passam a integrar o cotidiano dos consumidores, ampliando a demanda por energia.
Gerente da Energisa Acre, Cristiano Saraiva afirma que mudanças de hábitos podem afetar diretamente no consumo de energia elétrica. “Pequenas mudanças de hábito, como utilizar aparelhos de forma consciente e optar por equipamentos mais eficientes, fazem a diferença para garantir um consumo equilibrado sem comprometer o conforto”, afirma.
Veja as dicas da Energisa para gerenciar bem o consumo de energia:
· Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se de que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
· Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.
· Geladeiras e freezers: preferencialmente, esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível de fogões, fornos e outras fontes de calor. A borracha de colocação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o frio não escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade.
· Iluminação: no verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas nos cômodos que há
necessidade e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Também invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.
· Aparelhos em stand-by: em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia. Então, desligue os aparelhos diretamente nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto.
· Ferro de passar roupa: neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabines assim que secarem.
· Chuveiro: “dê férias” para um dos maiores vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.