Operação Adsumus visa garantir melhor convivência na unidade
Uma operação conjunta da Polícia Penal do Complexo Penitenciário do Juruá, com cerca de 40 policiais penais com apoio de coordenadores da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Divisão de Serviço de Operações e Escolta (DSOE) e Divisão de Operações com Cães (DOC) realizou nesta quinta-feira (09) uma ação de revista na unidade.
A operação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) fez uma revista em continuidade da operação Adsumus, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com objetivo de garantir melhor convivência e ordem dentro da unidade, informou o Chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul, Policial Penal Elves Barros.
Elves Barros ressalta que em 2024 seis presos conseguiram fugir do Complexo Penitenciário do Juruá e o trabalho da Polícia Penal em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos do sistema de segurança conseguiu recapturar cinco dos foragidos e o sexto foi a óbito em um dos momentos que estava em fuga.
Ainda dentro da Operação Adsumus, o Iapen, por meio da Divisão de Estabelecimento Penal de Monitoramento Eletrônico (DEPME), realizou uma ação de fiscalização e orientação em Cruzeiro do Sul, na última quarta-feira (8), na busca de promover mais segurança e reduzir os índices de criminalidade da regional.
A primeira fase da operação foi cumprida em Feijó e Tarauacá. O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, salientou que o trabalho realizado nesta operação, visa manter a segurança dentro e fora das unidades prisionais.
Veja a entrevista concedida pelo Chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul, Policial Penal Elves Barros: