Uma operação integrada de agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (21), deu cumprimento a 12 Mandados de Busca e Apreensão e seis Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco.
Denominada “CRIMINALIS NEXUM 1” a operação foi realizada com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul e resultou na prisão de três integrantes do Comando Vermelho. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Guajará (AM).
Na operação os agentes da PF e da Polícia Civil apreenderam sete celulares e lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em razão da posse de animais silvestres. Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Cruzeiro do Sul para os procedimentos do flagrante e depois encaminhados aos presídios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
A investigação que desencadeou a expedição dos mandados pelo Poder Judiciário e a operação foi realizada pela PF no Acre e sua denominação – Criminalis Nexum – tem referência com a troca de mensagens de cunho criminoso recuperadas pelos agentes de celulares apreendidos em celas do presídio Manoel Neri.