Uma operação conjunta das polícias Civil, Federal, Militar e Penal, realizou a Operação Reditus, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (07), com participação de 60 policiais, 10 viaturas e três cães farejadores e teve êxito com a prisão de nove acusados membros do Conselho Rotativo do Comando Vermelho (CV), um deles preso em flagrante delito.
Além das prisões foram apreendidos na operação uma quantidade de pasta base de cocaína e maconha, celulares, tablet e dinheiro.
O delegado da Polícia Civil, Heverton Carvalho, destacou que a operação Reditus investigou organização criminosa, tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico e o nome significa “regresso”, em latim, porque a maioria dos investigados eram pessoas que já fizeram parte do sistema penitenciário e agora foram recolhidos novamente.
“Mais uma operação em conjunto com as forças de segurança onde obtivemos êxito em prender indivíduos identificados como membros do Conselho Rotativo do Vale do Juruá e dentre os envolvidos um deles foi preso em flagrante delito”, informou o delegado ao destacar a importância da integração das forças de segurança.
O delegado Vinicius Almeida avaliou como muito positivo o resultado da operação integrada das forças de segurança do vale do Juruá que resultou na prisão de nove acusados um deles flagranteado com certa quantidade de drogas. “A Polícia Judiciária investigava há cinco meses os alvos que fazem parte do alto escalão do Comando Vermelho”, destaca o delegado.
Vinicius Almeida ressaltou o êxito da operação e a importância da integração com as demais forças de segurança do vale do Juruá que tem logrado bons resultados garantindo a prisão de pessoas importantes do crime na região num duro golpe no crime organizado. Na operação desta manhã mais nove foram presos.
O Delegado da Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Cruzeiro do Sul, Fabrício Silva, avalia como muito positivo o resultado da investigação de cinco meses da Polícia Civil. “O trabalho da Polícia Civil foi feito com excelência e a Polícia Federal está sempre de braços abertos para trabalhar em apoio, de forma integrada com todo apoio necessário para que novas investigações aconteçam”, afirma.
O Subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Alen, informou que a Polícia Militar participou da operação das forças de segurança com integrantes do Comando de Operações Especiais (COE), Canil, Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).
“É preciso ressaltar a importância desse trabalho integrado das forças de segurança que atuam de forma a combater o crime organizado nos municípios do vale do Juruá e tem garantido resultados muitos positivos. Vamos continuar com essa parceria para que as próximas operação tenham o mesmo êxito dessa com grande prejuízo ao crime organizado”, disse.
O diretor do presídio Manoel Nery, Aslan Barbosa, que junto com policiais penais participaram da operação destacou que a Polícia Penal está integrada com as demais forças para combater o crime não só dentro do presídio, mas na parte externa. “Estaremos sempre juntos com o Estado combatendo as organizações criminosas”, afirma o diretor.