As autoridades das instituições que regulamentam e fiscalizam o trânsito de Cruzeiro do Sul estão preocupadas com o elevado número de acidentes, principalmente com vítimas fatais, e vão adotar medidas para evitar novas ocorrências. Nesta quinta-feira (27), na sede do Detran, foi realizada uma reunião com os representantes dos órgãos de controle do trânsito para deliberação de ações que possam coibir as imprudências dos motoristas.
Segundo a avaliação da Ciretran, Do Pelotão de Trânsito e da Secretaria Municipal de Trânsito, os acidentes registrados em 2022 foram provocados, principalmente, por imprudência ou negligência dos condutores.
“Em dez dias de janeiro deste ano foram registrados 4 acidentes com vítimas fatais, enquanto que, em 2021, foram apenas 6 ao longo do ano todo. Por isso, reunimos os órgãos que têm afinidade com o trânsito para deliberarmos a respeito desses fatos. Observamos que as instituições estão fazendo seu papel, mas vimos que a população não está dando uma atenção devida e não está colaborando. Os fatores que causaram esses quatro acidentes foram negligência e imprudência, ou seja, decisão do condutor”, alertou o coordenador da Secretaria de Segurança Pública no Juruá, Coronel James Cley.
Na reunião, além das atividades educativas e de repressão que já são recorrentes por parte do Detran e da Prefeitura, foi decidido que se faz necessário intensificar as campanhas de conscientização, já que a maior responsabilidade para evitar acidentes cabe aos motoristas.
“Hoje a população reconhece o trabalho que já fizemos na parte de sinalização vertical e horizontal, como também nas ações de fiscalização e de educação. Então, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul está fazendo a sua parte, agora pedimos aos condutores que também façam o que é de sua responsabilidade. Não dirija usando o celular, se beber não dirija, use sempre o cinto de segurança. A prova da Imprudência está aí, os acidentes que estão acontecendo por falta de atenção”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Fábio Correia.
O comandante do Pelotão de Trânsito (Peltran) do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), Tenente Robson Belo, alertou que as ações de fiscalização também serão mais recorrentes a partir de agora.
“Nossas operações de fiscalização no trânsito serão intensificadas a partir de agora. Estaremos realizando diversas abordagens em todos os pontos da cidade com a finalidade de retirar de circulação os condutores que estejam praticando infrações”, alertou Belo.