O casal de cruzeirenses João Barbosa e Lígia Pereira, que já mora em Rio Branco há muitos anos, se mudou para a capital como forma de facilitar seu tratamento de saúde. Neste tempo difícil da pandemia do novo coronavírus, o casal recebeu, nesta sexta-feira (26), sua primeira dose da vacina contra a Covid e se mostrou muito satisfeito pela oportunidade.
Mesmo residindo em Rio Branco João Barbosa e Lígia não perderam os laços afetivos de coração que os unem à cidade de Cruzeiro do Sul. Desde sua juventude passaram a maior parte das suas vidas na cidade natal e juntos construíram sua família e exerceram suas atividades profissionais, muitas delas de grande relevância para o município.
Antes da pandemia João Barbosa e Lígia eram um dos primeiros casais, daqueles que moram fora, a chegar para participar da festa do Novenário de Nossa Senhora da Glória e reencontrar os amigos e aproveitavam para agradecer à Padroeira pelas bençãos de suas vidas.
Profissionalmente João Barbosa se tornou um dos contabilistas de maior destaque da sua época, foi professor na Escola Flodoardo Cabral e por duas vezes prefeito de Cruzeiro do Sul. Primeiro prefeito eleito depois do regime militar, administrou Cruzeiro do Sul de 1985 a 1988 e assumiu novamente a função quando Orleir Cameli foi eleito governador do Acre.
Agora João Barbosa de Souza está aposentado, mas também foi um dos primeiros docentes de contabilidade no Acre, lecionando na já extinta Escola Técnica de Contabilidade, em Rio Branco e na Escola Técnica de Cruzeiro do Sul atual Professor Flodoardo Cabral. Ele foi também, na sua época, um dos grandes desportistas e incentivador do esporte cruzeirense.
Um dos atuantes presidentes do América Futebol Clube, time de grande destaque da época áurea do futebol do município, que conquistou vários campeonatos cruzeirenses.
A professora Lígia exerceu sempre suas atividades em diversas escolas de Cruzeiro do Sul e quando João Barbosa esteve na frente da prefeitura desenvolveu um trabalho de grande alcance na Secretaria de Ação Social voltado ao atendimento da população mais carente.
Aos 78 anos, num sinal de grande gratidão do governador Gladson Cameli, João Barbosa foi agraciado com a Medalha da Estrela do Acre, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Acre à pessoas que contribuíram significativamente com a sociedade pelo trabalho destacado ou por ato de bravura.
Neste momento da pandemia em que os que prezam pela sua família vivem a maior parte do tempo reclusos em suas casas, como cruzeirenses nos juntamos a alegria do casal João Barbosa e Lígia, que com a vacina iniciaram seu processo de imunização, com desejo que ele continue conseguindo melhoras no seu tratamento e tenham saúde e vida longa.
Abraços cruzeirenses num sinal de nosso grande respeito e gratidão pela bela história de vida desse casal. Que Deus continue abençoando e guarnecendo eles e todas as famílias cruzeirenses.